Esporte

Jovem de escola pública conquista prata no xadrez dos Jogos Escolares do RN

31/08/2024 10h41

Jovem de escola pública conquista prata no xadrez dos Jogos Escolares do RN

Foto: Solange Gomes / Cedidas
 
 
 
Criando uma ponte entre educação e esporte, os jogos escolares representam uma oportunidade para a descoberta de talentos e a apresentação de modalidades mais distantes do glamour olímpico.
 
O xadrez, por exemplo, embora ainda não seja uma modalidade olímpica, ocupa um lugar de destaque nos jogos escolares.
Complexo para muitos, o xadrez está longe de ser o esporte mais popular, mas tem admiradores ao redor do mundo, atraindo públicos de todas as idades.
 
É nesse cenário que Dandara Cecília, uma jovem enxadrista de 12 anos, vem se destacando em São José do Mipibu-RN. Campeã mirim de xadrez nos Jogos Escolares Municipais (JEMS-SJM) em julho deste ano, Dandara conquistou, na última quarta-feira (28), a medalha de prata nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), competindo com alunas de escolas privadas com forte tradição na modalidade, como Over Colégio e Curso, em Natal; e Fênix, em Parnamirim.
 
Representando a Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo (EMPSBM), Dandara foi uma das duas atletas da rede pública a participar da competição, enfrentando um ginásio lotado de participantes da rede privada. A disputa por um lugar no pódio foi árdua, mas possível para quem aprendeu a jogar xadrez aos oito anos de idade.
 
"Aprendi xadrez com meu tio quando tinha 8 anos. Gosto porque é um jogo de raciocínio lógico e é muito interessante prever os movimentos das peças dos adversários", revela a jovem enxadrista.
 
 
Apesar da ausência de apoio (talvez pela falta de tradição na modalidade) na rede municipal de ensino de São José do Mipibu, Dandara contou com seu esforço pessoal e a ajuda de parentes para aprimorar suas habilidades no xadrez. "Assisti a vários vídeos sobre aberturas e jogadas e também treinei muito em aplicativos online. Treinava três horas por dia, às vezes mais", explica Dandara.
 
Acompanhada por sua família e pela professora de Educação Física, Flávia Cavalcante, Dandara enfrentou cinco partidas em dois dias de competição no JERNS, obtendo três xeque-mate.
 
"O desempenho dela é notável! Ela é uma aluna que treina por conta própria e tem ótimos resultados, frutos de sua dedicação e foco no esporte", elogia Flávia Cavalcante, que já havia acompanhado Dandara na competição municipal, onde a jovem enfrentou meninos da mesma faixa etária, devido à ausência de competidoras.
 
Créditos: Solange Gomes / Cedidas 
 
"No JERNS, Dandara venceu alunas que treinam com professores especializados, que oferecem feedbacks sobre os jogos. Mesmo assim, com disciplina e vontade de vencer, ela foi lá e pontuou igualmente à campeã da categoria. A derrota veio no critério de desempate, que era justamente o confronto direto", explica a educadora.
 
No pódio, entre duas alunas de escolas privadas com tradição na modalidade, Dandara representou bem seu município e, por consequência, a educação pública.
 
Do alto de seus 12 anos, Dandara Cecília resumiu bem seus sentimentos após a competição. "Deu para jogar, eu achei que foi um grande aprendizado", disse ela, revelando ainda como comemorou: "Foi muito legal. Como foi a minha primeira competição, acho que foi uma conquista. E como comemoramos? Comendo pizza!".