Saúde

Médicos de Mossoró se reúnem em assembleia para deliberar sobre paralisação das atividades

19/09/2024 11h47

Médicos de Mossoró se reúnem em assembleia para deliberar sobre paralisação das atividades

Foto: Reprodução / SINMED-RN
 
Médicos especialistas da cidade de Mossoró se reúnem nesta quinta-feira (19) com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN), em assembleia online, para discutir ações referentes à negociação com a Secretaria de Saúde do Município, incluindo suspensão dos atendimentos. 
 
De acordo com o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, os médicos não devem ter a impressão de que o problema relacionado ao número de expedientes já foi resolvido e, por isso, considera ser importante a permanente mobilização da categoria. “A secretária, apenas por ser período eleitoral, está adiando a decisão de cobrar os expedientes dos médicos para depois da eleição. Já enviamos uma proposta com o número de expedientes acoplado a metas, mas nada foi negociado de forma definitiva”, afirma o presidente do sindicato.
 
Outra preocupação do sindicato diz respeito aos salários pagos atualmente aos médicos. A negociação com a secretaria de saúde tem por objetivo também alterar o plano de cargos e carreira da saúde, para que o piso salarial para 20h seja de 3 salários mínimos (R$ 4.200), mais a gratificação de atendimento ambulatorial.
 
“O sindicato está disposto a encampar a luta, mas só pode tomar decisões mais fortes, como a paralisação, se houver quórum suficiente. Tivemos a reunião hoje, mas por não ter o número suficiente de médicos, resolvemos marcar uma nova reunião para a quinta-feira. Porque só a pressão da paralisação pode fazer a secretária ou o prefeito participar da mesa de negociação”, explica Geraldo Ferreira.