Educação

PROIFES realiza XX Encontro Nacional em Goiânia de 20 a 22 de novembro

23/09/2024 17h38

PROIFES realiza XX Encontro Nacional em Goiânia de 20 a 22 de novembro

Foto: Reprodução
 
 
O PROIFES-Federação realizará, de 20 a 22 de novembro, na capital goiana, o seu XX Encontro Nacional. O evento, que também comemora os 20 anos da Federação, terá como tema “20 anos construindo a democracia e a pluralidade no Movimento Docente – Conquistas e Desafios”.
 
O encontro é um espaço privilegiado de discussão política, com o intuito de traçar diretrizes de atuação da Federação, que reúne observadores, convidados, palestrantes, representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados ao PROIFES. Nesta edição, as discussões serão em torno dos seguintes eixos temáticos:
 
EIXO 1: Carreira e salários: o que conquistamos e o que falta conquistar;
EIXO 2: O compromisso do PROIFES-Federação com a defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação;
EIXO 3: Educação – desafios atuais no ensino superior, técnico, básico e na  extensão;
EIXO 4: Direitos Humanos e novos desafios: a luta permanente da Federação;
EIXO 5: Aposentadoria e Previdência: perspectivas e desafios;
EIXO 6: Organização sindical: desafios da construção da democracia e da pluralidade no Movimento Docente.
 
Neste ano, as discussões dos eixos serão realizadas pelas delegações eleitas para representar os sindicatos, a partir dos materiais produzidos pelos Grupos de Trabalho (GT) do PROIFES. Ao final dos debates, as propostas apontadas serão votadas e encaminhadas para deliberação do Conselho Deliberativo da Federação.
 
Wellington Duarte, presidente do PROIFES, destaca a atuação da entidade nesses 20 anos de existência e sua importância na defesa da carreira docente. “O evento deste ano marca os 20 anos de uma entidade que se destacou pela perseverança com que defendeu a categoria docente. Todos os nossos ganhos, principalmente a Carreira, foram construídos pela luta da Federação. Pautamos nossa atuação pela defesa da democracia e pelo respeito à pluralidade, e nesses anos fomos atacados violentamente exatamente por defender isso. O Encontro Nacional será o encontro da vitória da democracia sindical”, afirmou Wellington.