Saúde

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados para descarte de termômetros com mercúrio

27/09/2024 15h08

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados para descarte de termômetros com mercúrio

Foto: Reprodução / SMS PMN
 
 
A Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal) reforça as recomendações sobre os cuidados com o descarte correto de materiais com coluna de mercúrio, como alguns tipos de termômetros e tensiômetros, por exemplo. A recomendação segue resolução RDC 922/2024 publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (24), que atualiza, em todo o território nacional, a proibição da fabricação, importação, comercialização e o uso nos serviços de saúde desses aparelhos. 
 
A medida é uma atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 145, de 2017, que já fazia as recomendações que entraram em vigor no começo do ano de 2019. Os materiais que utilizam o metal são encontrados em aparelhos para medir temperatura corporal e aferir pressão arterial, que já podem ser substituídos por equipamentos digitais com a mesma precisão nos seus usos e que são alternativas mais seguras para o meio ambiente. 
 
Para José Antônio de Moura, chefe da VISA Natal, é importante reforçar os cuidados para pessoas que ainda possuem objetos que utilizam o elemento químico. “Esses produtos já não são encontrados em farmácias e drogarias, já foi proibida a comercialização, mas algumas pessoas ainda podem tê-los em suas residências, então devem ficar atentos a quebras, pois o mercúrio é tóxico e volátil, além de não poder ser jogado no lixo comum pela questão da contaminação ambiental, então é importante ficar atento ao descarte correto”, comenta.
 
Saiba como descartar com segurança:
 
- Em caso de quebra dos materiais que contenham o mercúrio, a recomendação é não deixar que crianças e animais manuseiem o metal líquido. 
 
- As bolinhas devem ser recolhidas com o auxílio de papel cartão, já as gotas do material com uma seringa. 
 
- O mercúrio então deve ser colocado em um recipiente resistente (juntamente com o vidro que compunha o objeto) com uma quantidade de água que cubra todo o metal, e o recipiente colocado em uma embalagem fechada. 
 
- Após isso, recomenda-se a entrega do material junto a empresas especializadas com licenciamento ambiental no município, a exemplo da Natal Reciclagem, localizada na R. Adolfo Gordo, 2279, no bairro Cidade da Esperança. 
 
- As pessoas podem ainda entrar em contato com a Central de Atendimento de Denúncias da Vigilância Sanitária pelos telefones 0800 281 4031, 3232-8608 e 3232-8176, para se informar dos locais para descarte.