Despedida

Morre, aos 81 anos, desembargador aposentado Rafael Godeiro

02/10/2024 16h30

Morre, aos 81 anos, desembargador aposentado Rafael Godeiro

Foto: Reprodução / ALRN
 
O desembargador aposentado Rafael Godeiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), morreu nesta quarta-feira (2), aos 81 anos. A causa da morte foi um choque cardiogênico, conforme informou o Judiciário. O velório será realizado no cemitério Morada da Paz, em Emaús, às 16h, com sepultamento previsto para as 20h.
 
Antes do início da sessão plenária do TJRN, os magistrados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-colega. "Eu gostaria de propor à corte um minuto de silêncio em homenagem à morte do desembargador Rafael Godeiro, agora de manhã, antes que a gente continue os trabalhos. Recebo a notícia muito pesaroso e acho que seria uma homenagem justa a gente interromper os trabalhos por um minuto para uma reflexão a respeito do desaparecimento do nosso queridíssimo colega", disse o desembargador Cláudio Santos. O presidente da sessão, Glauber Rego, também apresentou um voto de pesar à família de Godeiro, aprovado por unanimidade pelos demais membros da corte.
 
Histórico e importância 
 
Rafael Godeiro ingressou na magistratura em 1969, após passar por cargos no Ministério Público. Atuou em várias comarcas do estado, como São Paulo do Potengi, Macau e a 2ª Vara Criminal de Natal, até ser promovido a desembargador em 1997. Ocupou a presidência do TJRN no biênio 2009/2010 e, ao longo de sua carreira, também foi vice-presidente da Corte e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN). Além disso, foi diretor da Escola de Magistratura do RN (Esmarn) e chegou a assumir interinamente o governo do estado durante a gestão de Iberê Ferreira de Souza.
 
Condenação 
 
Em 2013, Rafael Godeiro foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após envolvimento em um esquema de desvio de R$ 14 milhões do setor de precatórios do TJRN, revelado pela operação Judas, em 2012. Anos depois, foi condenado a devolver valores aos cofres públicos e a cumprir pena de reclusão por peculato.
 
A notícia do falecimento do magistrado encerra uma trajetória marcada por mais de quatro décadas de serviço à justiça potiguar, além dos episódios controversos que mancharam seus últimos anos de carreira.
 
Confira a nota publicada pela Assemblea Legislativa
 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte externa pesar pelo falecimento nesta quarta-feira (2) do desembargador aposentado Rafael Godeiro Sobrinho, aos 81 anos, em virtude choque cardiogênico. Sempre atencioso, Rafael Godeiro, antes de ser nomeado desembargador em 1997, passou pelas Comarcas de São Paulo do Potengi, Macau, Martins, Santo Antônio, João Câmara e a 2ª Vara Criminal de Natal.
 
Assumiu a presidência do TJRN para o biênio 2009/2010. Também foi vice-presidente da Corte de 1998 à 2000; vice-presidente e Corregedor de Justiça do TRE/RN de 2002 a 2003; presidente do TRE/RN 2004-2005 e Ouvidor Geral de Justiça de 2007 a 2008. Também foi diretor da Escola de Magistratura do RN (Esmarn) e chegou a assumir, temporariamente, o governo do Estado na gestão de Iberê Ferreira de Souza, em 2010.
 
O Poder Legislativo, em nome dos 24 deputados estaduais e do presidente Ezequiel Ferreira se solidariza com os familiares e amigos pelo momento de dor e luto. Descanse em paz, desembargador. 
 
Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte