Brasil
Governo propõe criação da Alada, nova empresa aeroespacial brasileira
05/10/2024 20h18
Por: Hiago Luis
Foto: Reprodução / Força Aérea Brasileira / Ilustrativa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última quinta-feira (03), o Projeto de Lei (PL) que cria a Alada, uma nova empresa pública aeroespacial. A Alada será subsidiária da NAV Brasil e terá como foco o desenvolvimento e exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespaciais, além de apoiar a criação de projetos e equipamentos voltados para o setor.
O Ministério da Defesa destaca que a
Alada irá contribuir para a segurança nacional, ao incentivar o avanço tecnológico e científico, além de promover a autossuficiência do Brasil na produção de materiais aeronáuticos, espaciais e bélicos. A iniciativa busca reduzir a dependência do país em relação a fornecedores estrangeiros, especialmente no que diz respeito a tecnologias sensíveis, muitas vezes sujeitas a restrições políticas para exportação.
A criação da Alada também deve gerar um impacto econômico positivo, ao promover o desenvolvimento de tecnologias nacionais, o que poderá reduzir os custos de fabricação de peças e equipamentos aeroespaciais. O projeto ainda visa impulsionar a pesquisa científica e a inovação no setor, fortalecendo a indústria aeroespacial brasileira e contribuindo para a criação de empregos de alta qualificação.
A proposta já foi enviada ao Congresso Nacional para análise e, se aprovada, a Alada será responsável por realizar projetos que apoiem o controle do espaço aéreo, fortalecendo a posição do Brasil no setor aeroespacial global.
Autor: Hiago Luis