Eleições
Viúva de prefeito assassinado é eleita em João Dias (RN) com 66,84% dos votos
07/10/2024 14h59
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo (União Brasil), foi eleita prefeita de João Dias, no interior do Rio Grande do Norte, neste domingo (6). A candidata recebeu 66,84% dos votos válidos, somando 1.818 votos. Fatinha assumiu a candidatura após o assassinato de seu marido, Marcelo Oliveira, então prefeito e candidato à reeleição, no final de agosto.
O trágico episódio que marcou a campanha aconteceu em 27 de agosto, quando Marcelo e seu pai foram alvejados por criminosos enquanto visitavam apoiadores na cidade. Marcelo foi atingido por 11 disparos e não resistiu, mesmo após ser socorrido em um hospital na Paraíba. O caso ainda está sob investigação, com 14 suspeitos presos até o momento.
Fatinha, de 34 anos, tomou a frente da campanha e foi eleita com uma larga vantagem. A segunda colocada, Damaria Jácome (Republicanos), obteve 20,81% dos votos, seguida por Irenilda Fernandes (MDB) com 12,35%.
Em suas redes sociais, Fatinha dedicou a vitória ao marido: “Essa vitória foi por você, Marcelo!”. Ela também destacou o compromisso de continuar o trabalho de Marcelo e garantiu que trará "paz e tranquilidade" para João Dias.
A eleição em João Dias foi acompanhada por reforços da Força Nacional, devido ao clima de tensão gerado pelo assassinato do prefeito. Além do município, Jardim de Piranhas e São Gonçalo do Amarante também receberam reforço federal.