Esporte

Arena das Dunas recebe inspeção da FIFA e se candidata para a Copa do Mundo Feminina 2027

10/10/2024 11h07

Arena das Dunas recebe inspeção da FIFA e se candidata para a Copa do Mundo Feminina 2027

Foto: Carmem Felix / ASSECOM
 
A Arena das Dunas, em Natal, recebeu nesta quarta-feira (9) uma visita técnica da FIFA, comitiva que está avaliando os estádios brasileiros candidatos a sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. O estádio é um dos 12 que disputam o posto de cidade-sede. A inspeção contou com a participação de representantes da FIFA, do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal, da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e órgãos de segurança pública.
 
A governadora Fátima Bezerra reforçou o empenho do governo estadual em garantir que Natal esteja entre as cidades escolhidas. “Este é um esforço persistente para atrair um dos principais eventos do esporte mundial. O Rio Grande do Norte tem todas as condições para sediar jogos da Copa e continuar atraindo investimentos que beneficiem o estado antes, durante e após o evento”, declarou.
 
Ricardo Ferreira, diretor-presidente da Arena das Dunas, destacou a capacidade do estádio. “A Arena está entre as mais modernas e tecnológicas do Brasil, pronta para atender a todos os requisitos da FIFA. Temos plenas condições de receber as melhores jogadoras do mundo em 2027”, disse.
 
Além da infraestrutura do estádio, outros aspectos da cidade, como a rede hoteleira e o setor turístico, foram apontados como pontos fortes para a candidatura. Kayo Feitosa, subgerente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), enfatizou o potencial de Natal: “Temos uma excelente estrutura hoteleira, gastronomia internacionalmente reconhecida, praias paradisíacas e um clima excepcional. Estamos prontos para realizar a melhor Copa de todos os tempos.”
 
A visita faz parte de uma série de vistorias realizadas pela FIFA no Brasil, que vai até 11 de outubro. Em novembro, uma nova rodada de inspeções será realizada, desta vez avaliando os centros de treinamento e a rede hoteleira das cidades pré-selecionadas.
 
A decisão final sobre as cidades-sede será anunciada no início de 2025, com a expectativa de que pelo menos oito das 12 candidatas sejam escolhidas. Além de Natal, estão na disputa estádios como Maracanã, em Rio de Janeiro, Mineirão, em Belo Horizonte, e Arena Castelão, em Fortaleza.