Investigação
Polícia Legislativa investiga comissionados da Prefeitura de Natal por ataques a Natália Bonavides
14/10/2024 11h11
Foto: Carol Lopes / Divulgação
A Polícia Legislativa do Congresso Nacional abriu uma investigação contra funcionários comissionados da Prefeitura de Natal que estão sendo acusados de realizar ataques e espalhar fake news sobre Natália Bonavides (PT), candidata à prefeitura da capital potiguar. Como deputada federal, Natália solicitou a atuação da polícia legislativa no caso, após identificar uma campanha coordenada de difamação.
Entre os alvos da investigação estão Ridalvo Felipe de Lucena, Gerente de Patrimônio Imaterial e Arte Urbana da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e Maria Goretti Pereira Alves, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe). Ambos teriam compartilhado informações falsas e ataques pessoais à candidata em grupos do WhatsApp. Além deles, outras pessoas que enviaram mensagens nas redes sociais e no aplicativo também estão sendo investigadas, e mais nomes poderão ser incluídos no processo.
Natália Bonavides vem sendo alvo de ataques desde o início de sua campanha, e, conforme relatado pela candidata, a disseminação de notícias falsas e insultos pessoais aumentou significativamente após o início do segundo turno. Na última semana, a candidata do PT formalizou a denúncia contra esses ataques.
Para lidar com a situação, a campanha de Natália passou a divulgar um número de WhatsApp (84-9.9181.1075) e um canal em seu site oficial para que eleitores possam denunciar a propagação de fake news e outros ataques. O material recebido está sendo analisado pela equipe jurídica da candidata e pela Polícia Legislativa.