Após a apuração que confirmou a vitória de Paulinho Freire (União Brasil) com 55,34% dos votos válidos, Natália Bonavides (PT) fez um pronunciamento público reconhecendo a derrota no segundo turno. Ao lado de aliados e apoiadores, a candidata destacou a mobilização popular e o orgulho pelo processo político que sua campanha construiu, que alcançou 44,66% dos votos, o equivalente a 179.714 eleitores.
“Vocês podem estar estranhando eu estar com um sorriso no rosto, afinal o resultado não foi o resultado que a gente esperava”, declarou Natália, refletindo sobre o contexto da eleição. “Eu estou muito orgulhosa do processo político que a gente construiu nessas últimas semanas. Porque não foi um processo só de campanha. Foi um processo de mobilização popular”, afirmou, enfatizando o formato de campanha que escolheu, baseado em diálogos e em colaboração com a população.
Natália também ressaltou as dificuldades enfrentadas durante o processo eleitoral, mencionando abusos de “poder econômico, poder midiático e poder político”, que, segundo ela, influenciaram no resultado. “Mesmo com toda essa estrutura, a gente conseguiu fazer com que a cidade se contagiasse com um sentimento muito bonito, um sentimento de esperança”, completou.
Em um tom de continuidade, Natália agradeceu ao público e aos colaboradores de sua campanha e garantiu que seu trabalho para a cidade de Natal e para o Rio Grande do Norte continuará ativo. “Toda essa força, essa disposição, tudo isso vai continuar à disposição do povo de Natal, do povo do Rio Grande do Norte”, disse. E concluiu: “A gente vai seguir junto refletindo sobre os problemas da cidade e propondo soluções, trazendo investimentos junto ao governo federal. Eu sou soldada, igual vocês, e a gente tem que continuar junto e organizado”.
Campanha e Propostas de Natália Bonavides
Durante a campanha, Natália teve como propostas a expansão do acesso a creches, melhoria do transporte público com nova licitação e um plano emergencial para resolver problemas de alagamento na cidade, focando na requalificação das lagoas de captação. Contou também com apoio da governadora Fátima Bezerra e do presidente Lula, que participou de um comício em Natal.
Ao final de seu discurso, Natália reiterou o orgulho de sua equipe e o apoio popular, reforçando que, embora a vitória não tenha vindo, sua campanha representa um passo a mais para a mudança política na cidade.