Futebol
Rodri leva Bola de Ouro; Não escolha de Vinicius Jr gera críticas
29/10/2024 01h04
Por: Hiago Luis
Foto: Reprodução / Redes Sociais @ballondor
O espanhol Rodri, volante do Manchester City, foi premiado com a Bola de Ouro 2024 nesta segunda-feira (28), em cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris. o Camisa 5 foi escolhido em detrimento do brasileiro Vinicius Júnior, então favoritos após uma temporada quase impecável pelo Real Madrid. O inglês Jude Bellingham, também do clube espanhol, ficou com a terceira posição.
Rodri se destacou pelo título de melhor jogador da Eurocopa (na qual atuou apenas na primeira fase). Como líder do meio-campo espanhol, ele teve papel de destaque na trajetória que conduziu a Seleção a conquistar seu quarto troféu europeu. Além disso, o volante de 28 anos foi peça fundamental no quarto título consecutivo do Manchester City no Campeonato Inglês. Com a conquista, Rodri se torna o primeiro volante defensivo a vencer a Bola de Ouro desde o alemão Lothar Matthäus em 1990 e o terceiro espanhol a receber a premiação, após Alfredo Di Stéfano (1957 e 1959), e Luis Suárez (1960).
Na votação, que é decidida por jornalistas esportivos, Rodri superou Vinicius Júnior, que vinha de uma temporada com 24 gols e nove assistências em 39 partidas pelo Real Madrid. O atacante brasileiro também conquistou títulos importantes, como a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, e era visto como favorito óbvio para o título.
A escolha de Rodri, gerou mais um capítulo manchado na história da premiação, que já tinha sido criticada em edições anteriores, tanto pela escolha de nomes questionáveis para o título, quanto por retratar "injustiças" recentes em seu ranking em desfavor do atacante brasileiro. As críticas mais comuns a escolha destacam que a predileção ocorreria pelo fato de Vinícius Jr ser apontado como um símbolo de resistência dentro e fora de campo, na luta antiracista.
Neste cenário, em entrevista recente, o editor da France Football, revista organizadora do prêmio, justificou a vitória de Rodri pela combinação de suas atuações em clube e seleção. Na Seleção Brasileira, Vinícius Jr tem feito atuações abaixo do esperado, enquanto Rodri é uma da peças chaves da Seleção Espanhola.
Crédito: Rafael Ribeiro/CBF
Premiação entre as mulheres:
Entre as mulheres, o prêmio foi conquistado por Aitana Bonmatí, do Barcelona, que ajudou sua equipe a vencer a Liga dos Campeões e a Espanha a garantir seu primeiro título mundial feminino. Assim como Rodri, Aitana reforça a presença espanhola entre os melhores do mundo, conquistando uma das premiações mais cobiçadas.
História e tradição do prêmio:
A Bola de Ouro, organizada pela France Football, é uma das premiações mais tradicionais do futebol, realizada desde 1956. Inicialmente restrita a jogadores europeus, em 1995 passou a incluir atletas de fora do continente que atuavam na Europa. A partir de 2006, todos os jogadores do mundo passaram a ser elegíveis. O recordista de prêmios é o argentino Lionel Messi, com oito troféus, seguido pelo português Cristiano Ronaldo, com cinco. Apenas quatro brasileiros já conquistaram a Bola de Ouro: Kaká, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Autor: Hiago Luis