Meio Ambiente

Campanha RN+Limpo ultrapassa a meta de 150 toneladas de resíduos eletrônicos reciclados do estado

05/11/2024 14h20

Campanha RN+Limpo ultrapassa a meta de 150 toneladas de resíduos eletrônicos reciclados do estado

Foto: Divulgação / IDEMA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com a Natal Reciclagem e a Rede Circulare, realizou a cerimônia “RN+Limpo: 150 Toneladas de Impacto” para comemorar a marca de 150 toneladas de resíduos eletrônicos reciclados. A solenidade ocorreu na sede do Idema, no auditório Geólogo José Gilson Vilaça, celebrando os resultados dessa campanha ambiental iniciada em 2021.

Desde o lançamento da campanha RN+Limpo, foram promovidas ações de conscientização, mutirões de coleta e instalação de pontos de descarte em diversas cidades. O destaque foi a apresentação da campanha na COP 28, em Dubai, que evidenciou a iniciativa do RN no cenário internacional.

Impacto da campanha no RN

Rosangela Lopes, subcoordenadora do Idema, explica que a campanha busca enfrentar o desafio do descarte de eletroeletrônicos: “Com a sensibilização das nossas ações, avançamos na economia circular e na preservação ambiental”, afirmou.

Um relatório da ONU aponta que cada pessoa no RN gera, em média, 11,4 kg de resíduos eletrônicos anualmente. Sem iniciativas como o RN+Limpo, esses resíduos são descartados de forma inadequada, contaminando solo e água. Segundo Jurandir Nunes, responsável pela Natal Reciclagem, o RN é pioneiro no Brasil na reciclagem de eletrônicos, alcançando um marco importante para a sustentabilidade.

Educação ambiental e parcerias

Com apoio de escolas e empresas, a campanha já impactou diretamente mais de 20.204 estudantes em 243 gincanas e atingiu indiretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. "A campanha despertou a consciência em muitos municípios e seguirá expandindo para alcançar novas localidades", comenta Lívia Santarelli, da Rede Circulare.

Para o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, os resultados demonstram a importância do trabalho conjunto para um futuro mais sustentável: “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa.”

Descarte consciente e pontos de coleta

Na sexta-feira (08), a campanha promove uma “Blitz Educativa” na Escola Professora Djanira Brasilino de Souza, em Natal, com um ponto de descarte para a comunidade. Atualmente, a campanha mantém coletores fixos em locais como o Parque das Dunas, Idema e a Administração Central da Caern. Além disso, mutirões e coletas domiciliares em Natal atendem à população com serviços gratuitos e agendados para equipamentos de grande porte, como geladeiras e máquinas de lavar.

Equipamentos aceitos: celulares, notebooks, carregadores, fones de ouvido e brinquedos eletrônicos.
Equipamentos não aceitos: baterias, toners e TVs de tubo.

Para mais informações sobre pontos de descarte e agendamentos de coleta, acesse o site da campanha.