Cultura

Público lota Centro Administrativo do Estado na abertura da 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar

08/11/2024 16h36

Público lota Centro Administrativo do Estado na abertura da 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar

Foto: Comunicação Sedraf/RN

Sucesso de público, a 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e da Economia Solidária foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (07), com milhares de pessoas circulando pelos estandes e dançando ao som de Khrystal, Juliana Linhares e da banda Olodum.

A 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária (2ª Fepafes) é uma promoção do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), e do Governo Federal, por intermédio da Caixa, Banco do Nordeste e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e prossegue até este sábado (09).

Participam do evento 54 cooperativas e associações vindas dos 10 territórios do Rio Grande do Norte, que ocupa uma área de mais de 12 mil m², com 46 espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária produzidos no Rio Grande do Norte, além de estrutura para alimentação.

Segundo o secretário Alexandre Lima, titular da Sedraf, a 2ª Fepafes tem por objetivo central a ampliação do acesso a mercados da agricultura familiar, ao evidenciar a diversidade de seus produtos, como frutas variadas, polpas, queijos, pães, bolos, mel de abelha, doces e geleias, derivados do leite, café, derivados da mandioca, além do artesanato.

“Pretendemos, com a feira, fortalecer o cooperativismo solidário no estado e criar um espaço para trocas de experiências, rodas de negócios com os mercados institucional e privados, e levar ao conhecimento da população de Natal tudo o que a agricultura familiar tem a ofertar”, explicou Alexandre Lima.

A 2ª Fepafes faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que acontecem durante o ano em vários estados da região e criam espaços para debate e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), implementadas por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), do Consórcio Nordeste.

A Feira é uma realização de várias instituições parceiras, como Fundação José Augusto, EMATER/RN, Consórcio Nordeste, UNICAFES/RN, FUNCERN E IFRN.

O evento também tem o apoio do Sistema OCERN, Sebrae/RN, Conab, FETRAF/RN, FETARN, ASA, MST, MLST e Marcha Mundial de Mulheres.

O evento também é um fórum de debates sobre assuntos voltados ao meio rural, como mecanização da Agricultura Familiar, feminismo no meio rural, resiliência climática, encontro de agricultores, transição energética e soberania alimentar, sementes crioulas, algodão agroecológico, entre outros temas.

A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades, como o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Dário Andrade, o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias, Guilherme Saldanha (Sape), Cesar Oliveira (Emater-RN), Rodrigo Maranhão (Emparn), parlamentares como Isolda Dantas, Divaneide Basílio, Natália Bonavides, Fernando Mineiro, vereadora Brisa Bracchi, vereadoras eleitas Plúvia Oliveira (Mossoró) e Ana Aline Morais (Caicó).

Também prestigiaram a abertura o coordenador de planejamento do Banco do Nordeste, Aldemir Freire, o secretário de Agricultura Familiar da Paraíba, Frei Anastácio, representante da Superintendência da Agricultura Familiar da Bahia, Euzimar Cordeiro Carneiro, professor Augusto Ribeiro (IFRN e Funcern), Neneide Lima (Unicafes estadual), entre outros.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Nesta sexta-feira, a 2ª Fepafes trará DJ Samir (18h), Zé Hilton do Acordeon (19h) e Dorgival Dantas (21h).

A terceira e última noite do evento, neste sábado, é uma organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – o Festival do MST -com DJ Samir (18h), Renata Rosa (19h), Letrux (20h30) e Francisco El Hombre (22h), encerrando a 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.