Saúde

Simpósio discute a Central de Regulação e a melhoria nos serviços de Urgência e emergência

12/11/2024 11h09

Simpósio discute a Central de Regulação e a melhoria nos serviços de Urgência e emergência

Foto: Divulgação
 
 
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Mossoró, realizaram o 1º Simpósio da Central de Regulação de Urgência do RN. O evento aconteceu, sexta-feira (8), no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), reunindo profissionais de saúde das centrais de regulação de urgência e emergência que puderam qualificar seus trabalhos e discutir temas relacionados à melhoria do atendimento ofertado à população. 
 
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS) da SMS Natal, Rayanne Araujo, esteve representando o município de Natal e ressaltou como o encontro pode contribuir para a melhoria dos serviços. "Estes momentos são de extrema importância de troca de experiência para que cada vez mais possamos avançar e prestar um melhor acolhimento para os natalenses.", reforçou Rayanne em sua fala durante a mesa de abertura que contou, além da presença de representantes de Natal, mossoró e do Estado, com a presença do coordenador geral de Urgência do Ministério da Saúde, Felipe Reque. 
 
"É um desafio diário, mas é importante estarmos aqui reunidos para conversar, rever processos, avançar no cuidado e para cada vez mais aproximar essa rede que é tão densa e tão imprescindível no atendimento que requer solução imediata", comenta Luís Fernando Pires, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da SMS Natal, que também esteve na mesa de abertura e foi o debatedor da mesa "Desafios na Regulação de Urgência: Gerenciamento de Incidentes e Abordagem Ao Paciente Com Transtorno Mental". 
 
Natal esteve presente também com a presença do coordenador-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal), Cláudio Macedo, realizando a discussão mediadora da mesa "Estratégias de Regulação Eficientes: Sinergia Entre Leitos, Urgência e os Desafios da Vaga Zero", e apresentando as experiências exitosas do SAMU Natal. A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Natal também pode contribuir com a participação do coordenador do NEP, José Cláudio Miranda Macedo, na mesa sobre Abordagem Ao Paciente Com Transtorno Mental, e do médico, Edmilson Albuquerque, que compartilhou as vivências desenvolvidas pelo núcleo de educação. 
 
Com o tema "Avanços na Integração com as Redes de Atenção à Saúde", o 1º Simpósio da Central de Regulação de Urgência do RN discutiu temas como o Gerenciamento de Incidentes com Múltiplas Vítimas; O papel da Central de Regulação de Urgência na Integração da Rede de Urgência e Emergência; O complexo regulador de saúde: integrando e otimizando o sistema público de saúde, além dos casos de sucesso no Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró.