Astronomia

FAB faz operação para lançar foguete no espaço a partir do RN

22/11/2024 09h11

FAB faz operação para lançar foguete no espaço a partir do RN

Foto: Divulgação / FAB
 
Programado para o dia 29/11, o lançamento do foguete suborbital VS30 V15 vai levar ao espaço cerca de mil cartas escritas por alunos de quatro cidades próximas ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), da Força Aérea Brasileira (FAB). As mensagens, que têm como tema central o futuro, voltarão à Terra depois de cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico, eternizando os sonhos, os ideais e as aspirações desses jovens.
 
A ação cívico-social, que foi idealizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da FAB, e coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), tem como ponto de partida o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). O documento sinaliza a importância de despertar o fascínio pelo espaço em crianças e adolescentes
 
Operação Potiguar 
 
Ativada nesta semana, a Operação Potiguar é dividida em duas fases. Na primeira, será lançado um foguete de sondagem modelo VS30 para treinar a equipe do Centro e verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade.
 
Já na segunda fase, prevista para o segundo semestre de 2025, outro foguete de mesmo modelo será lançado. O intuito é qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Com o término da operação, o Brasil deve conquistar maior autonomia em eventos de lançamento de veículos suborbitais.
 
CONHEÇA O VS30 V15 
 
Com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, o VS30 V15 é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o engenho espacial pode alcançar altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros, com uma velocidade máxima de seis mil km/h.

Fonte: FAB