Saúde

Sociedade Brasileira de Dermatologia intensifica luta contra o câncer de pele com ação neste sábado (7)

04/12/2024 16h35

Sociedade Brasileira de Dermatologia intensifica luta contra o câncer de pele com ação neste sábado (7)

Foto: Divulgação
 
 
Ao longo do mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio Grande do Norte (SBD-RN) veicula em suas redes sociais conteúdos educativos sobre os cuidados com a pele e informações de como identificar possíveis sinais de câncer de pele. Em 2024, a SBD, ao completar 11 anos da campanha "Dezembro Laranja", traz uma mensagem poderosa: "Proteger a pele é proteger a saúde". Além disso, realizam uma grande ação neste sábado (7), com atendimento e exames dermatológicos gratuitos, das 8h às 12h, no CECAN (Centro Avançado de Oncologia) da LIGA, no bairro de Nazaré, em Natal-RN. O número de atendimento é limitado a 800 fichas, que serão distribuídas no dia, a partir das 7h. 
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no país. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer - INCA, revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
 
Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento aborda a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentiva a população a realizar acompanhamento médico regular. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os tons de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol.
 
O INCA alerta que, se a tendência de aumento de casos persistir, os gastos do SUS com câncer podem alcançar R$ 7,84 bilhões até 2040. Em 2022, o Ministério da Saúde já destinou R$ 47 milhões adicionais para o tratamento quimioterápico de câncer de pele.
 
Dia do Atendimento | Ação em Natal-RN
 
A ação acontece no próximo sábado (7), em mais de 100 postos espalhados pelo país. Na capital potiguar, o atendimento será das 8h às 12h, no CECAN (Centro Avançado de Oncologia) da LIGA, no bairro de Nazaré, em Natal-RN. O número de atendimento é limitado a 800 fichas, que serão distribuídas no dia, a partir das 7h. 
 
O mutirão acontece de forma gratuita e funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele.
 
Desde o início do mutirão, em 1999, já foram realizados mais de 600 mil atendimentos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados. Um país com menos diagnósticos de câncer da pele é meta alcançável, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade. A conscientização pública é uma das formas de reduzir sua incidência.
 
Os três tipos mais comuns de câncer de pele
 
A campanha deste ano também destaca os três tipos mais comuns de câncer de pele: o carcinoma basocelular, o carcinoma escamoso e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais comum, representando cerca de 70% dos casos. Ele costuma aparecer em áreas expostas ao sol, como o rosto e o pescoço, e embora cresça lentamente e raramente se espalhe para outras partes do corpo, deve ser tratado para evitar danos mais profundos à pele. O carcinoma escamoso, responsável por cerca de 20% dos casos, é mais agressivo e pode se espalhar se não for tratado. Ele geralmente surge em áreas expostas ao sol e pode se manifestar como lesões ásperas ou feridas que não cicatrizam.
 
Já o melanoma, embora seja o menos comum, com cerca de 4% dos casos, é o mais perigoso, responsável pela maioria das mortes relacionadas ao câncer de pele. O melanoma pode surgir a partir de pintas já existentes ou como novas manchas de aparência irregular, e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
 
Fatores de Risco
 
Além da exposição excessiva ao sol sem a devida proteção, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Entre eles, estão: ter familiares que já tiveram a doença, ter passado por queimaduras solares graves ao longo da vida, apresentar muitas sardas ou pintas pelo corpo, ter a pele muito clara que sempre queima e nunca bronzeia, já ter tido câncer de pele anteriormente e, em especial, estar na faixa etária acima dos 65 anos. Todos esses fatores tornam a conscientização e a prevenção ainda mais urgentes.
 
A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar o câncer de pele, as manchas e o envelhecimento precoce. A SBD recomenda cuidados essenciais para todos: aplicar diariamente protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, usar roupas adequadas como camisetas e chapéus para proteger a pele, além de óculos de sol com proteção UV. Outra medida fundamental é evitar a exposição ao sol entre 9h e 15h, quando os raios ultravioletas são mais intensos. E, claro, a recomendação mais importante: consultar regularmente um dermatologista associado à SBD para orientações e cuidados personalizados.
 
Mais informações podem ser encontradas no site oficial da SBD:
 
 
Sobre a Campanha Dezembro Laranja
 
Desde sua criação, a campanha Dezembro Laranja da SBD tem educado milhões de brasileiros sobre os riscos do câncer de pele. Em 2024, a ação continua a conscientizar o 
 
público sobre a importância de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, abordando o tema de forma ainda mais personalizada, incentivando o autocuidado e a vigilância constante. Fique por dentro da campanha através do instagram @dermatologiasbd e @sbdrn 
 
No site sbd.org.br você também pode encontrar um especialista associado na sua região.