Futebol
FIFA The BEST: Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo
17/12/2024 16h26
Foto: Reprodução / Redes Sociais Vini Jr.
O brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, venceu o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio “The Best” dado pela entidade máxima do futebol.
Em seu discurso, o jogador lembrou do Flamengo, clube que o revelou, e agradeceu também aos colegas da Seleção Brasileira e do clube espanhol, onde atua desde o segundo semestre de 2018.
"Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas".
O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.
Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Ou seja, o brasileiro venceu em todas as categorias de votantes do prêmio. Em segundo lugar ficou o espanhol e atual Bola de Ouro, Rodri, do Manchester City, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, ficou em terceiro, com 37 pontos.
Brasil volta ao topo apos 17 anos
O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká, então atleta do Milan, foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser divida com a “Bola de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa France Football.
Prêmio "Marta"
Antes de Vinícius Junior, apenas o brasileiro Neymar ficou entre os cotados para o prêmio em 2015 e 2017. Em ambas as oportunidades, o atleta que hoje defendo o Al Hilal, ficou em terceiro lugar em ambas as ocasiões.
Marta ganha o "Marta"
A brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo em anos anteriores, venceu em 2024 o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino. Como uma coroação de uma carreira vitoriosa, ela conquistou um prêmio que já a homenageia levando seu nome "Marta".
A premiação segue a mesma lógica do prêmio dado ao gol mais bonito do futebol masculino que carrega o nome de Puskas, em homenagem ao jogador húngaro Ferenc Puskas.
O primeiro Prêmio Marta da FIFA, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino, foi conquistado pela própria.
Duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a alagoana marcou o gol premiado: um chute certeiro da entrada da área, no ângulo, após driblar a zagueira com uma pedalada.
"Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês", disse Marta em um vídeo exibido durante a cerimônia.
Prêmio FIFA Fan Award
O brasileiro Guilherme Gandra Mauro, de apenas 10 anos, conhecido como Gui, foi o vencedor do Prêmio FIFA Fan Award. O prêmio é uma espécie de reconhecimento ao "melhor torcedor do mundo".
Gui, que é apaixonado pelo Vasco, é portador de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa. Em junho de 2023, um vídeo compartilhado pela mãe dele viralizou nas redes sociais, com milhões de visualizações. Na ocasião, a mãe registrou o encontro com o filho depois dele ficar 16 dias em coma induzido.
O amor de Gui pelo Vasco foi reconhecido pelo clube e pelo elenco. O jovem torcedor passou a ser membro do dia-a-dia do clube. Sua história é um exemplo de amor ao futebol e de superação.
Thiago Maia, do Internacional, leva prêmio Fair Play
Outro brasileiro a ser agraciado na cerimônia foi o meio campista do Internacional, Thiago Maia. O jogador atuou como voluntário no resgate as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, ocorridas entre maio e abril desde ano.
Maia apareceu em diversos registros ajudando no resgate de pessoas e animais ilhados. Em um dos videos o atleta, que se juntou aos voluntários, aparece carregando uma senhora nas costas com a água na altura do peito.
Seleção do The Best
Os brasileiros Vini Jr e Gabi Portilho estão entre os escolhidos das seleções masculina e feminina, respectivamente, de melhores jogadores do ano. O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias e o goleiro do Manchester City e da Seleção Masculina, Ederson, também concorreram em suas categorias, mas não foram agraciados. Você pode conferir a lista completa no site da FIFA.