13/01/2025 11h48
A governadora Fátima Bezerra, juntamente com centenas de fiéis, lotaram a igreja matriz de Parelhas, onde aconteceu na noite deste sábado, 11, a 1ª novena solene – noite dos Movimentos Marianos. O momento faz parte da programação das festividades que celebra São Sebastião, padroeiro da cidade.
O tradicional festejo religioso teve início na sexta-feira, 10, com a procissão com a imagem de São Sebastião e segue até o dia 20 de janeiro com uma programação de missas, shows culturais, feira de artesanato, cavalgada, entre outras atividades.
A novena que tem como tema: “Sem o batismo, falta algo em nós: a marca do amor de Deus”, foi realizada na igreja matriz, símbolo do município, e reuniu centenas de fiéis que acompanharam o momento de fé e a adoração celebrada pelo pregador Pe. Isaías Galvão de Araújo, administrador paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando.
Maria da Guia, aposentada e moradora do município, conta que acompanha a procissão há décadas e que se tornou uma tradição familiar: “Frequento a festa de São Sebastião desde que eu tinha uns 12 anos, minha mãe me trazia, aí eu cresci e continuei vindo, criei meus filhos na mesma tradição, e agora meus netos também já estão vindo para as missas, fui ensinando o que minha mãe me ensinou. As novenas, a procissão é o momento de agradecer pelas graças, pelas bondades que recebemos, então enquanto eu puder andar estarei aqui”.
A governadora Fátima Bezerra falou sobre a festividade que se consolidou no calendário religioso: “É um momento muito bonito, de muita união, de celebrar a vida e renovar a nossa fé, a Festa de São Sebastião se tornou uma das maiores tradições do Rio Grande do Norte reunindo centenas de fiéis. É um orgulho para o nosso estado, impulsionando o nosso turismo religioso e avançando mais a cada ano”.
A feira de artesanato, e os shows culturais também são destaque na programação da Festa de São Sebastião, e a realização conta com o patrocínio da Lei Câmara Cascudo da Fundação José Augusto e Governo do RN.
Eraldilma, de 62 anos, mais conhecida como Guduxa, é artesã cadastrada pelo Proarte do Governo do RN, herdou o amor e o talento da mãe, que era bordadeira. “É uma ótima oportunidade, nessa época a cidade recebe muitos visitantes, além das pessoas que já moram aqui e que as vezes não alcançam nosso arte. Pelo Proarte já participei da Festa do Boi, em Parnamirim, e agora a Festa de São Sebastião daqui do município [Parelhas], e a ideia é participar em outros municípios”.
Durante a programação, acompanharam a governadora: Gilson Matias – diretor geral da Fundação José Augusto; Mary Land Brito – secretária de cultura e Francisco – deputado estadual.
Fonte: Com informações de ASSECOM RN