A saúde mental é uma questão urgente que atinge milhões de pessoas no mundo, especialmente jovens e adolescentes. No Brasil, os índices de ansiedade e depressão estão entre os mais altos do planeta, e os dados são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, 3.200 crianças de 5 a 14 anos tiraram a própria vida entre 2000 e 2021, e a probabilidade de suicídio entre adolescentes cresce a cada ano. Pesquisa da Fiocruz, de 2022, mostrou que jovens de 10 a 19 anos têm 21% mais chance de cometer suicídio do que adultos.
Diante desse cenário, o vereador Cláudio Custódio (PP), de Natal, iniciou seu mandato com ações voltadas à saúde mental. Ele está realizando visitas de fiscalização aos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), começando pela unidade de Neópolis, que retornará nesta terça-feira (14), às 9h. Além disso, o parlamentar promove o Janeiro Branco , uma campanha nacional para conscientização sobre saúde mental e emocional.
Ações educativas e apoio psicológico
Mesmo durante o recesso parlamentar, o vereador já abriu uma agenda para palestras e rodas de conversa em escolas, associações e outras instituições. As atividades, conduzidas com o apoio de uma equipe de psicologia, têm como foco adolescentes, mas também incluem pais e professores. Cláudio destacou a gravidade do tema:
“Uma última pesquisa da OMS revelou que 1 em cada 7 adolescentes sofre com transtornos mentais. Como professor há 20 anos, vejo diariamente o impacto desse problema. Precisamos garantir que os Caps sejam eficazes no suporte à população.”
Dados da Fiocruz Bahia mostram que, entre 2011 e 2022, a taxa de suicídios na faixa etária de 10 a 24 anos aumentou 6%, enquanto as autolesões cresceram 29% . Para Débora Sampaio, psicóloga especializada em terapia com adolescentes e esposa do vereador, o compromisso com a saúde mental é essencial:
“Precisamos criar espaços de acolhimento e diálogo, especialmente para os jovens, que enfrentam tantas pressões. Ver Claudinho iniciando seu mandato com esse compromisso me deixa muito feliz.”
Projetos de convivência e inclusão
Além das atividades educativas, o mandato de Cláudio busca parcerias com organizações públicas e privadas para criar espaços de convivência, como o uso de praças públicas para práticas esportivas e encontros comunitários. Professor de geografia, mestre em Direito Ambiental e faixa-preta em Jiu-jítsu, o vereador tem uma trajetória marcada pela dedicação à educação, ao esporte e às causas sociais.
Eleito com 3.939 votos, Cláudio reafirma seu compromisso com uma atuação ética e voltada ao bem-estar da população. Para participar das iniciativas, as instituições podem entrar em contato com sua equipe pelas redes sociais.
As atividades buscam atender, prioritariamente, adolescentes, mas também estão abertas a outros públicos, como pais e educadores, que desempenham papéis fundamentais no enfrentamento de desafios emocionais.