Literatura
Conselho Estadual de Cultura e Editora Universitária debatem sobre o livro "Dona Militana"
21/02/2025 13h59
Por: Hiago Luis
Foto: Divulgação
Em reunião realizada na última quarta-feira (19), na Academia Norte Riograndense de Letras, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, recebeu a equipe gestora da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião foi apresentado o processo realizado pela Editora Universitária para a publicação do Livro "Dona Militana - Tradução Estética de Narrativas da Romanceira Potiguar".
O encontro, proposto pela conselheira nísia florestense, Rejane Souza, buscou exemplificar o processo editorial do projeto do livro "Dona Militana" como um caminho para publicação de outros livros pela Editora Universitária."Encontros assim são importantes para permitirem o diálogo com a sociedade e dar visibilidade a grandes talentos literários e artísticos da cena potiguar", destacou Rejane, que também é coordenadora do Mulherio Nísia Floresta.
Lançado em 2024 durante o Festival Literário de Pipa (FliPipa), o livro "Dona Militana" também está disponível digitalmente no Repositório da UFRN. A obra deverá ganhar um relançamento em 8 de março de 2025, na Pinacoteca do estado, na estreia da "Exposição Dona Militana - Tradução Estética de Narrativas da Romanceira Potiguar".
Sobre "Dona Militana"
Ícone da cultura potiguar, Militana Salustino do Nascimento, mais conhecida como Dona Militana foi uma contadora de versos e histórias que ajudaram a preservar a tradição da transmissão oral de conhecimento. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado “Cantares”, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro.
Nascida no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros – São Gonçalo do Amarante-RN, Dona Militana era filha do Mestre do Fandango, Sr. Atanásio Salustino do Nascimento e Maria Militana do Nascimento. Apesar de analfabeta e de ser proibida de cantar pelo seu pai, aprendeu e memorizou desde muito cedo os romances e histórias que a fariam se tornar reconhecida nacionalmente como a maior romanceira do país.
Autor: Hiago Luis