Eventos

Semtas reforça combate ao trabalho infantil nos polos do Carnaval de Natal

25/02/2025 12h39

Semtas reforça combate ao trabalho infantil nos polos do Carnaval de Natal

Foto: SEMTAS / Reprodução
 
O Carnaval de Natal vai muito além da alegria, dos blocos e das grandes atrações musicais. Mesmo em meio à festa, a Prefeitura segue comprometida com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), serão intensificadas as ações do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) para prevenir e combater o trabalho infantil nos polos carnavalescos.
 
A iniciativa integra a campanha “No Carnaval, Trabalho Infantil é Nota Zero!” e inclui atividades de sensibilização e monitoramento. As equipes do SEAS iniciarão ações a partir da quinta-feira (27), realizando distribuição de materiais educativos e abordagens junto a trabalhadores de bloquinhos, ambulantes e a população em geral. Além disso, no mesmo dia, haverá panfletagem na escadaria de Mãe Luiza e entrega de materiais informativos nos blocos carnavalescos.
 
Atuação do SEAS: compromisso o ano inteiro
O trabalho do SEAS não se restringe ao período de festas. Durante todo o ano, de janeiro a dezembro, de segunda a domingo, incluindo feriados, as equipes percorrem as quatro zonas administrativas da cidade, monitorando pontos estratégicos das vias públicas. Além das rotas diárias, o serviço também atende demandas encaminhadas por órgãos, instituições e pela população, por meio dos canais oficiais.
 
A secretária da Semtas, Nina Souza, reforça a importância da abordagem social e do combate ao trabalho infantil. “A abordagem social tem um papel essencial na proteção das nossas crianças e adolescentes. O trabalho infantil precisa ser combatido todos os dias, e no Carnaval essa atenção deve ser redobrada. Nosso compromisso é garantir que crianças estejam na escola, brincando e sonhando com um futuro melhor, e não sendo expostas a situações de vulnerabilidade. O Sistema de Proteção Social atua justamente para assegurar esses direitos, e essa é uma missão que precisa do envolvimento de toda a sociedade”, destaca.
 
Sobre o SEAS
 
O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conta com assistentes sociais, educadores sociais e pedagogos. A equipe atua diretamente nas ruas, prestando atendimento social a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade ou que utilizam espaços públicos para moradia e sobrevivência econômica.
 
Como denunciar
 
Para denunciar casos de trabalho infantil ou outras situações de risco social, a população pode acionar os canais oficiais do SEAS. Além do Disque 100, estão disponíveis os telefones das equipes:
 
Equipe Norte/Leste: (84) 98870-3861 Equipe Oeste/Sul: (84) 98870-3327