Cultura

O Grupo Boca de Cena, de Aracaju (SE), realiza apresentações em Mossoró neste final de semana

07/03/2025 15h28

O Grupo Boca de Cena, de Aracaju (SE), realiza apresentações em Mossoró neste final de semana

Foto: Pritty Reis
 
 
O Grupo Teatral sergipano Boca de Cena retorna ao Rio Grande do Norte para uma circulação especial de seus espetáculos Remundados e Os Cavaleiros da Triste Figura no mês de março, a partir do dia 7. A circulação começa por Mossoró neste final de semana com apresentações teatrais, além de uma oficina de teatro de rua.
 
Fundado em 2005, em Aracaju, Sergipe, o Boca de Cena, com sede no bairro Bugio, tem como missão levar arte e cultura para todas as pessoas, principalmente aquelas com acesso limitado a esses universos. Desde então, o grupo se firmou como um verdadeiro agente de transformação em Sergipe, promovendo ações culturais que estimulam o pensamento crítico sobre questões sociais, cidadania e direitos humanos, sempre abordando temas de grande relevância social. 
 
Para Rogério Alves, fundador, diretor e produtor do Grupo Boca de Cena, a circulação no Rio Grande do Norte representa uma oportunidade de expandir ainda mais a atuação do grupo. “O projeto Boca de Cena no Rio Grande - Circulação Potiguar é uma chance de levar nosso trabalho além das fronteiras de Aracaju. Com isso, buscamos ampliar o alcance do nosso público, ao mesmo tempo em que difundimos ações de grande impacto social, por meio de uma arte acessível e comunicativa, que tem como objetivo central a transformação social e a criação de círculos de troca de experiências nos contextos local, estadual, regional e nacional”, afirma.
 
Em Mossoró, o grupo realiza oficina de iniciação ao teatro de rua a alunos das escolas públicas na Escola de Artes, das 14h às 17h. Os interessados em participar podem entrar em contato através do Instagram do grupo (https://www.instagram.com/grupobocadecena).  Já os espetáculos ocorrem na praça do Teatro Diux-Huit Rosado, no sábado e domingo, sempre às 19h. 
 
Após apresentação na cidade, o grupo segue para Caicó, passa por São Miguel do Gostoso e finaliza em Natal. Toda a programação é gratuita e aberta ao público!
 
O projeto Boca de Cena no Rio Grande - Circulação Potiguar  tem realização Geral: Grupo Teatral Boca de Cena. Produção local: Nuvem Nuvem Produções. Realização: Rede das Artes,  Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e Governo do Brasil - União e Reconstrução. Apoio: TECESol, Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, CDHEC, Centro Cultural Adjuto Dias, Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, Clowns de Shakespeare, Casa de Zoé, Circo Casa Pé na Mala, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte. 
 
SOBRE OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA
 
Livremente inspirado em Dom Quixote de La Mancha, a Historia que se pretende retratar extrapola a literatura e Se contamina por toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delirio). Neste Dom Quixote, denominado Os cavaleiros da Triste Figura, um grupo de atuadores, em praça pública, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo! Direção: Fernando Yamamoto | Dramaturgia: César Ferrário | Direção de Arte: João Marcelino. Elenco: Adriano Souza, Felipe Mascarello, Leandro Handel, Rogério Alves
 
SOBRE REMUNDADOS
 
REMUNDADOS é o desejo de uma multidão de quatro refugiados, cada um vindo de um lugar que não existe mais e que, sem rumo, decidem seguir, com destino as lembranças que restaram. Com texto de Raysner de Paula (MG), foi escrito em 2019 especialmente para o grupo Boca de Cena. REMUNDADOS se trata de uma pesquisa Investigativa artística a partir da expressão "REMUNDAR" lançar no mundo semente dos existires de gentes varridas da história, cujos povos dessa pequena multidão poden renascer. Permanecer. Existir, Resistir. Direção: Grupo Teatral Boca de Cena Dramaturgia: Raysner | Figurino e Adereços: José Rosa Elenco: Ana Kelly, Felipe Mascarello, Leandro Handel, Rogério Alves.
 
 
Veja o cronograma de Circulação do Grupo Boca de Cena no Rio Grande do Norte (RN):
 
 
07/03 (sexta-feira)
- Realização de oficina em Mossoró, das 14h às 17h 
Local: Escola de Artes de Mossoró 
 
08/03 (sábado)
- Apresentação do espetáculo REMUNDADOS.
Local: Largo do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, às 19h 
 
09/03 (domingo)
- Apresentação do espetáculo OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA, às 19h
 
10/03 (segunda-feira)  
 - Oficina noturna em Caicó.  
 
11/03 (terça-feira) 
- Apresentação do espetáculo OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA
 
12/03 (quarta-feira)
- Apresentação do 
- espetáculo REMUNDADOS.
 
14/03 (sexta-feira)
- Realização de oficina em São Miguel do Gostoso.  
 
15/03 (sábado)
- Apresentação do espetáculo REMUNDADOS.
 
16/03 (domingo)
- Apresentação do espetáculo OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA
 
17/03 (segunda-feira)
- Realização de oficina em Natal.  
 
18/03 (terça-feira)
- Apresentação do espetáculo OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA
 
19/03 (quarta-feira)
- Apresentação do espetáculo REMUNDADOS.