Mancha amarelada aparece no mar de Ponta Negra

09/02/2014


Mancha amarelada aparece no mar da zona Sul de Natal nesta sábado

Mancha surgiu na praia de Ponta Negra, principal cartão-postal da cidade.
No início da semana, mesma mancha formada por algas já tinha aparecido.

 

Do G1 RN

 
Comente agora
Mancha na praia não faz mal à saúde, segundo biólogos (Foto: André Henrique Silva/Arquivo pessoal)

O mar da praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, apresentou manchas amareladas na manhã deste sábado (8). Esta é a segunda vez esta semana que ocorre o surgimento das manchas. Segundo o Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a mancha é formada após a reprodução em larga escala de microalgas. A praia de Ponta Negra, onde fica o morro do Careca, é o principal cartão-postal de Natal.

No início da semana, o professor Guilherme Fulgêncio, da UFRN, disse que as manchas se formam devido à reprodução de microalgas. "Há despejo de matéria orgânica [esgoto] no local, o que provoca o surgimento de nitrogênio e fósforo, que são alimento para as microalgas. Isso é natural, embora haja o excesso".

Segundo o professor, a mancha que apareceu em Ponta Negra não apresenta risco à saúde. Mesmo assim, alguns banhistas preferiram não se arriscar. “O garçom aqui da barraca disse que a mancha não faz mal à pele. Mas prefiro não correr o risco e desta vez não vou tomar banho aqui. Como estou de férias, vou deixar o banho para outro dia", falou o professor Marcos Souza.

Já o turista João Marcelo Aquino não quis perder tempo. "Isso é um efeito natural, não faz mal algum. Como no interior de São Paulo não tem praia, vou aproveitar essa maravilha que é Ponta Negra e curtir meus últimos dias de férias em Natal”, disse.

Mancha amarelada apareceu na praia de Ponta Negra neste sábado (8) (Foto: André Henrique Silva/Arquivo pessoal) 

 

Fonte: G1 RN