Evandro Borges

19/04/2024 08h53
 
Dia Nacional do Bioma da Caatinga
 
               
      O dia 28 de abril é considerado o dia nacional do bioma da caatinga, estabelecido através do Decreto Federal de 20/08/2003, chancelados pelos Presidente Lula e pela Ministra Marina Silva do Meio Ambiente na época.  A caatinga é uma floresta que ocupa 11% (onze por cento) do território nacional, abrangendo os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.
 
     É também uma homenagem ao pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908 a 1989), nascido em Moreno/PE, agrônomo e professor, um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco e chegou a ser Vice-Reitor da instituição. Ecólogo. Escreveu cerca de trinta livros sobre ecologia, um dos pioneiros sobre ambientalismo no país e de reconhecimento na orbita da América Latina.
 
      No dia 29 de abril de 2024, a partir das 13h no auditório do IDEMA, com endereço Av. Alexandrino Alencar, nº 1701, Tirol, Natal/RN, O IBAMA/RN, em conjunto com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com a presença do Presidente nacional do IBAMA, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça realizará um evento sobre o “Bioma da Caatinga”, o terceiro mais degradado do país, ficando atrás, apenas da Amazônia e do Cerrado.
 
       O evento já conta com uma excelente programação, com a presença da academia, de personalidades, autoridades, deputados, organismos de governo e entidades da sociedade civil. O tema de 35 anos de fundação do IBAMA será ministrado pelo Presidente Agostinho. E a Professora Rosimeire Cavalcante dos Santos, doutora da EAJ/UFRN vai proferir Sustentabilidade do Bioma da Caatinga.
 
       Confirmaram presenças Josivan Barbosa Menezes Feitosa, doutor da Universidade Federal de Lavras, que vai falar sobre Agricultura Irrigada na Caatinga e da maior importância Diego Pereira Costa, que apresentará o Sistema de Alerta de Desmatamento da Caatinga – SAD desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia e ainda, o Professor Francisco Carneiro Barreto Campello, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (Programa UNESCO e previsto no SNUC e Diretor Técnico da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Arararipe.
 
         A programação continuará com José Aldmir Freire, Diretor do Banco do Nordeste. O balanço legislativo do Bioma da Caatinga será apresentado pelo Deputado Fernando Mineiro e o Fundo do Bioma da Caatinga pela Deputada Natália Bonavides, com toda a programação prevista para ser desenvolvida das 13h às 18h. De fato será um certame que vai ser um marco ao desenvolvimento e preservação sustentável do bioma da caatinga, que historicamente foi tão maltratado.
 
        O Bioma da Caatinga atinge o território do Rio Grande do Norte em quase sua integralidade, do sertão até o litoral, cuja floresta é de curtos períodos de chuvas, com raríssimas exceções, precisando os seus recursos naturais de preservação e reversão dos espaços em processo de degradação e de desertificação, ajustando a sustentabilidade. 
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).