Dez cidades do RN seguem com colapso de abastecimento de água

26/03/2015


Foto: Divulgação
A Companhia de Águs e Esgotos do Rio Grande do Norte divulgou que as precipitações recentes registradas no Seridó e em outras regiões do Estado ainda não foram suficientes para alterar a situação de colapso que algumas populações enfrentam.
 
Segundo a Caern, tais áreas continuarão com essa situação até que sejam restauradas as condições plenas de abastecimento para a população. Estão em colapso os sistemas de abastecimento das cidades de Carnaúba dos Dantas (Regional de Caicó); Antônio Martins, DoutorSeveriano, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel eTenente Ananias, todas na Regional de Pau dos Ferros.
 
O quadro se dá mesmo com as recentes chuvas no Estado. Com as precipitações desse fim de semana aumentaram a capacidade em alguns reservatórios no RN. Um deles é o açude público Monte Alegre, principal reservatório de água em Carnaúba dos Dantas, que estava em colapso total desde 2013 e com as chuvas restaurou sua capacidade em 40%. A capacidade total do açude é de 1.421.600m³.
 
Na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe de técnicos da Caern se dirige ao açude para avaliar as condições do reservatório: “As chuvas renovaram as esperanças de todos. Foram registrados 105mm nos índices pluviométricos em Carnaúba dos Dantas. Nossa equipe de profissionais irá inspecionar o açude Monte Alegre para agilizar a reativação do sistema de abastecimento o quanto antes.”, informou Rosy Gurgel, gerente da Regional Caern de Caicó. A cidade de Carnaúba dos Dantas ainda permanece em colapso.