UBSs realizam eletrocardiogramas com resultados mais rápidos

28/07/2018

Por: Saulo Tarso de Castro
Foto: ASCOM

O município de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) está realizando exames de eletrocardiogramas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com resultados mais rápidos. Os exames são feitos através do sistema de Telemedicina, que permite que os dados sejam analisados, via internet, por especialistas em uma central remota, que encaminham os resultados laudados em poucos minutos.

Atualmente, o serviço é ofertado em duas unidades, com uma terceira já em implantação e a expectativa é ampliar o atendimento para outras unidades do município.
Em Parnamirim, os aparelhos estão instalados nas unidades de Parque Industrial e Suzete Cavalcante, em Nova Parnamirim. Na unidade de Boa esperança o sistema está passando por implantação.

Para o prefeito Rosano Taveira, o sistema permite ao paciente um serviço rápido e de qualidade totalmente informatizado. “Estamos seguindo uma tendência pautada na inovação e na tecnologia”, destacou o prefeito.

O secretário de saúde, Júnior Azevedo, destacou a possibilidade de um diagnóstico rápido e seguro, permitindo ao paciente mais agilidade em caso de um tratamento. “Estamos no caminho certo”, disse.

De acordo com Rodrigo Lucena, diretor da unidade, desde o início do funcionamento, há dois meses, já foram realizados mais de 80 exames.

“Estamos trabalhando não só com atendimentos de urgências, mas também com atendimentos clínicos. Pessoas que passaram em concurso público, nos quais são exigidos esse tipo de solicitação, ou mesmo que precisem realizá-los para exames admissionais, também podem solicitar exame”, explicou o diretor da unidade.

Para Izabele Albuquerque, gerente da Estratégia da Saúde na Família, esse tipo de serviço segue uma tendência de modernização dentro da saúde básica. Segundo ela, esse modelo de serviço torna o atendimento mais rápido, evitando que o paciente enfrente filas de espera.

Francisco Aldair, técnico em telecomunicações aproveitou o serviço e deu uma passada rápida na unidade do Parque Industrial para fazer exames de rotina. Segundo ele, é uma forma de dar acesso a população em geral a esse tipo de procedimento médico.

“Assim que soube que a unidade estava oferecendo esse tipo de serviço, procurei para fazer um exame de rotina e saber como anda a saúde. Fiquei muito satisfeito e saí com o resultado na hora”, destacou o paciente. 

Fonte: Portal da Prefeitura de Parnamirim