Cefas Carvalho

05/05/2022 09h18

 

Que a Força esteja com você!

 

Sabe o ator Mark Hamill, que viveu o icônico Luke Skywalker desde o primeiro filme "Guerra nas estrelas", dirigido por George Lucas em 1977, que deu origem a maior franquia da história do cinema, que rendeu bilhões de dólares e que entrou na história do universo pop e da cultura ocidental? Pois é, nesta quarta-feira ele fez uma postagem na sua conta do Twitter homenageando Lula com a frase que seu personagem diz no filme e que virou uma espécie de bordão da cultura pop: Que a força esteja com você.

 

Para ser mais exato, o post de Hamill reposta uma divertida imagem de Lula segurando um sabre de luz, sempre usado por Luke para derrotar os inimigos, com o seguinte texto: "Attention BR:THE FORCE IS STRONG WITH THIS ONE! Wishing @LulaOficial  all the best for his noble quest". O que seria algo como: "Atenção Brasil: QUE A FORÇA ESTEJA COM ESTA PESSOA! Desejando a @LulaOficial todo o melhor nesta nobre batalha".

 

Enfim, o homem que interpretou o personagem que combatia o Império, representado pelo autoritário e violento Darth Vader, entendeu, ainda que estadunidense, o que acontece no Brasil hoje. Que o país vive sobre uma espécie de império do mal, como em "Guerra nas estrelas". No filme, um governante ditatorial comanda o exercito para impor sua vontade, sem diálogo, aos demais. Lembra o Brasil atualmente, não?

 

Mas o que chamou minha atenção é a mobilização para além do Brasil contra o despresidente miliciano que por ora está no cargo máximo do país, à força de um golpe e de uma trama jurídico-midiática para tirar das eleições de 2018 o líder nas pesquisas (sim, o mesmo Lula que lidera as pesquisas atualmente). Os atores Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo também vem postando mensagens contra o desgoverno atual e conclamando os jovens a tirarem o título de eleitor e votar. As projeções e pesquisas mostram que os mais jovens, assim como mulheres e pessoas de baixa renda, são mais propensas a votar contra Bolsonaro.

 

Enfim, quem em seus mais delirantes sonhos poderia imaginar Bolsonaro comparado a Darth Vader pelo protagonista da maior franquia da história do cinema? Ah, e não esqueçamos que Lula estampou nesta semana a capa da edição internacional da revista Time, dos EUA, uma das publicações mais prestigiadas do mundo. Com matéria e entrevista de imenso conteúdo e repercussão. Parece que os Estados Unidos estão de olho em Lula e no que acontece no país.

 

Isso é no mínimo sintomático. Como Bolsonaro conseguiu atrair contra ele e o que ele representa tantas forças diferentes contra ele. Uma frente ampla e até internacional. Como Darth Vader no filme, odiado por planetas diferentes que se unem para lutar contra ele. É assim que a luta se faz. Com a união entre diferentes e a percepção de que é necessário se unir em prol de quem pode construir, em vez de destruir. Que a força esteja com quem quer o fascismo fora do poder! 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).