Evandro Borges

Advogado e especialista em gestão pública.

20/09/2024 09h50
As mobilizações apontam que Campestre está Nêga de Neném Borges
 
 
Na atividade profissional tenho visitado muitos Municípios do Estado, trabalhando a gestão pública, a governança e a estruturação social, uma atividade permanente. As eleições municipais no ambiente democrático consistem em um momento de grande envolvimento da população, sejam nas convenções, caminhadas, comícios e nas disputas das mobilizações. As propostas das candidaturas são muito interessantes.
 
Em São José do Campestre/RN sou cidadão e agraciado com títulos de reconhecimento pelo trabalho profissional. Fiquei estarrecido com a morte violenta de Neném Borges, retirado do convívio humano pelo homicídio praticado, deixando Nêga – Luciana viúva e com dois filhos. Estive no sepultamento, nas missas de sétimo e trinta dias, ao lado dos amigos construídos na trajetória humana.
 
A força e coragem de Nêga de Neném Borges é indiscutível, assumiu a condição de candidata a Prefeita, com registro de candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, contando com o apoio da população, da família, de muitos amigos, correligionários construídos ao longo dos anos. A candidatura, desde o nascedouro já mostrou um forte apelo popular, desde a pré-candidatura com as mobilizações, na convenção a maior do Município no Ginásio Esportivo da Escola Estadual Diógenes.
 
As caminhadas acompanhadas com muitos correligionários, no sábado passado, dia 14 de setembro na realização do maior comício da temporada eleitoral. A pesquisa eleitoral da responsabilidade do “Instituto Quallitá” devidamente registrada com o número 09034/2024, confirmou que Nêga de Neném Borges lidera em todos cenários. 
 
Esta semana conversei com Nêga de Neném Borges, uma conversa suave, muito tranquila, deixando com muita calma transcorrer as suas propostas. Disse que a experiência e a vida ensinaram que é preciso ouvir, conversar e dialogar com as pessoas e as instituições, mas, vai fazer um governo com decisão política e comando, principalmente, na tentativa de resolver as questões estratégicas para o desenvolvimento com sustentabilidade para São José do Campestre/RN.
 
Dando ênfase a questão ambiental, não podendo perdurar como se encontra o lixão ao céu aberto, com condenação judicial contra o Município, que desrespeita à Justiça pela falta de cumprimento da decisão judicial. O lixo hospitalar precisa ser coletado com pontualidade, não se pode conviver com esta situação. O matadouro público foi interditado pelo IDEMA, mas continua em funcionamento e sem solução. É preciso dialogar com os Municípios circunvizinhos para um consórcio, contando com a contribuição da Agência das Serras do Agreste, recém instituída com o apoio do SEBRAE para se buscar uma solução.
 
A educação no governo atual é uma vergonha. Em 2023 o Município de São José do Campestre/RN aplicou tão somente, da arrecadação a porcentagem de 17,5%, quando no mínimo constitucionalmente era para ser aplicado 25%, com consequências obvias nos índices do IDEB. A tentativa de aumentar a arrecadação com novas matrículas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos foi enganosa, estando a Municipalidade respondendo um Inquérito junto ao Ministério Público Federal. A educação vai mudar muito para melhor e o novo governo será implantada a educação em tempo integral nas Escolas Municipais. Disse que é um compromisso com a juventude e com as famílias Campestrenses.
 
A conversa transcorreu na análise das propostas que são muitas, para serem executadas durante o mandato de quatro anos, afirmou que vai fazer um governo participativo como fez Neném Borges, dentro da legalidade, honrando com pontualidade o pagamento dos servidores, dos fornecedores e prestadores de serviços, pautado na geração de oportunidades, no trabalho da assistência social na diminuição da pobreza absoluta, no investimento no turismo e da agricultura familiar, na melhoria da urbanização e na qualidade de vida para os munícipes.
 
Foi uma conversa longa, prazerosa, que transmitiu muita sinceridade, dentro de tantos afazeres da condição de Nêga de Neném Borges, de mulher, mãe e candidata com uma agenda super lotada e de tantas demandas próprias da campanha eleitoral, que transmitiu muita esperança, em uma retomada no desenvolvimento local com sustentabilidade.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).