Evandro Borges

Advogado e especialista em gestão pública.

02/10/2024 14h30
Um mar vermelho em São Pedro/RN
 
Estive em São Pedro/RN no Potengi do Estado, na concentração e última mobilização oficial das candidaturas de Prefeito e Vice-Prefeito de Serrinha e Márcio Graciano. A concentração foi no bairro dos Fieis e na entrada do Conjunto Santa Luzia, no largo da Mercearia Dias. Fui acolhido pelo Vereador Natan e sua noiva Maria Eduarda. Natan substituiu na Câmara Municipal, a Vereadora Elizandra (Galega) que foi acometida por uma severa covid 19 e se encontra em plena recuperação.
 
Na concentração encontrei muitos amigos entusiasmados com a mobilização com uma perspectiva de vitória, podendo citar: Guilherme de Galega, Dedé de Titico, Cicinho e Mamédio, João de Deus, Galega, Vladimir, Serrinha, Márcio Graciano, Sales Araújo, Hildeberto, Fábio Pedro e uma cidadania intensa, sempre demonstrando muito conhecimento da campanha e da municipalidade de São Pedro/RN.
 
Um fato me chamou atenção foi o fato de em torno de quatrocentos títulos transferidos serem anulados. Uma verdadeira tentativa de fraude. Deu muito trabalho à Justiça Eleitoral. Os oficiais de Justiça foram em cada casa e encontraram cinco a seis eleitores em casas inexistentes. As tentativas de “brejeiras” continuam fortes, mas os mecanismos da defesa da legalidade e de garantir um pleito equilibrado e honesto, também vigoram e nos dar muito alento.
 
Créditos: Dedé
 
A população tomou conta da mobilização, um mar de gente em plena terça-feira, 1º de outubro de 2024, no início da noite, dia útil e no dia seguinte de trabalho, mesmo assim, a manifestação política foi intensa, com paredões e músicas da campanha entoadas pelos participantes, com muitas bandeiras que faziam um cenário belíssimo. Homens e Mulheres, jovens, adultos, idosos, todas as gerações estavam presentes. As pessoas se confraternizavam.
 
O arrastão foi com caminhada, motociata e carreata, desde a concentração até o local do comício em frente à sede da Prefeitura, que é um grande largo. O sentimento que chama atenção é o de liberdade, de “fazer o povo sorrir novamente” e de retomada pelo desenvolvimento sustentável, da possibilidade da participação ativa da população na gestão, sentimento encontrado em muitos Municípios. 
 
Quando a mobilização entrou no centro de São Pedro/RN a população e as famílias perfiladas nas calçadas a espera, saudavam de forma efusiva os participantes. Para São Pedro que conta com uma população de 5.776 pessoas no último censo (2022), foi uma mobilização gigante, que aponta para uma vitória das candidaturas majoritárias de Serrinha e Márcio Graciano, das mudanças, de retomada para o desenvolvimento e um ambiente de paz.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).