Fernando Luiz
Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8:30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
15/12/2024 05h45
UM TALENTO POTIGUAR CHAMADO PEDRO MENDES
Pedro Mendes nasceu em Parnamirim no dia 21 de março de 1963 e aos 14 anos compôs sua primeira canção, Sonho Concreto. Aos 17 anos participou do I Festival de Compositores promovido pela rádio Poti de Natal e começou a cantar profissionalmente em 1980, quando compôs e gravou Linda Baby, canção que se tornou o hino extraoficial de Natal e que passou a ser sua “marca registrada”. Em 1987 gravou o seu primeiro LP, Esquina do Continente. Seu segundo LP, Um Pedro a Mais, foi lançado em 1991 e desde então Pedro Mendes tornou-se um dos artistas mais respeitados no cenário artístico potiguar. Em 2003 ele recebeu da Câmara Municipal de Natal o título de Cidadão Natalense.
Ao longo de sua trajetória, Pedro Mendes ganhou inúmeros prêmios em vários festivais não só no Brasil, como também na Itália; além disso, participou de inúmeros projetos musicais no Cinema e no Teatro. Pelo conteúdo de sua obra teve reconhecimento de vários nomes da MPB, entre os quais Gilberto Gil e Morais Moreira.
Pedro Mendes, ao longo dos seus quarenta e quatro anos de atividade na música, foi indicado a vários prêmios em edições de projetos culturais no nosso estado como o Troféu Cultura e o Troféu Hangar, além de receber inúmeras homenagens: recebeu a Comenda do Mérito Folclorista Deífilo Gurgel, da Câmara Municipal de Natal no ano de 2015, a Comenda Zumbi dos Palmares em 2019 (também concedida pela Câmara Municipal de Natal) e a Medalha Câmara Cascudo, outorgada pela Assembleia Legislativa do RN.
Com seu jeito doce de cantar, seu modo pausado de falar e suas canções com letras inteligentes e melodias que encantam, Pedro Mendes conquistou um lugar no coração de todos os que admiram seu trabalho, além de ser querido e respeitado por seus colegas de profissão.
O Rio Grande do Norte, embora tenha dado contribuições importantes para a cena musical do Brasil, através de nomes como Núbia Lafayette, Trio Irakitan, Elino Julião, Leno, Gilliard, Carlos Alexandre, Hianto de Almeida, Roberta Sá, Zezo, Terezinha de Jesus, Dorgival Dantas entre outros, não ocupa no cenário nacional o lugar que deveria ocupar, com um detalhe: não costuma dar aos seus talentos o valor devido, principalmente aos que vivem da sua arte no próprio estado.
Pedro Mendes, que tem mais de 60 composições gravadas não só por artistas locais como também por nomes nacionais, faz parte de um projeto denominado Quarta Autoral, ao lado de outros nomes da música potiguar. O projeto, apesar da importância que tem para nossa música, é executado com dificuldade pelos compositores que participam dele, uma espécie de “núcleo de resistência da Música Potiguar”; fazem parte do projeto vários artistas, entre os quais Cida Lobo, Babal, Lupe Albano e o Próprio Pedro Mendes.
No próximo dia 18, quarta-feira pela manhã, os talentos potiguares que fazem parte da Quarta Autoral se apresentarão na Casa do Cordel, na Cidade Alta. Entre eles, estará Pedro Mendes, de quem sou fã.
Quem ama nossa música e admiram nossos talentos deveria comparecer. Eu estarei lá. Como fã de Pedro Mendes e defensor dos nossos talentos.
instagram: @fernandoluizcantor
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).