Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8:30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.
DODORA E LULA
Seu nome é Maria Auxiliadora Cardoso da Cunha Oliveira. Eu a vi pela primeira vez em 1989, quando fui fazer um show em Carnaúba dos Dantas, acompanhado pela banda Scala, da qual ela fazia parte. Fez banking vocal para mim. Eu estava na frente do palco, mas percebi seu potencial como cantora, e seu talento me impressionou. Mas ela tinha começado a cantar bem antes...
Seu pai, conhecido como Omar Peitico, tocava trombone de vara e foi sua primeira grande inspiração: com ele Dodora Cardoso descobriu a música ainda menina.
No final dos anos sessenta a rádio Olinda de Recife criou o concurso A Mais Bela Voz, que era realizado em todo o Nordeste, nas cidades onde existissem as emissoras de Educação Rural. No Rio Grande do Norte, o concurso era promovido pelas rádios Rural de Natal, Mossoró e Caicó.
Em 1967, sem que ela soubesse, um grupo de amigas a inscreveu no concurso e ela conquistou o primeiro lugar, cantando a música Sonhos de Um Palhaço, de Antônio Marcos.
A vitória no concurso A Mais Bela Voz em Caicó abriu para Dodora as portas do mundo da música e ela começou a cantar profissionalmente fazendo parte de duas bandas caicoenses: Natureza Lucilante e Circuito Musical. Como componente de bandas de bailes, Dodora aprendeu as três grandes lições das quais nenhum cantor ou cantora que faz parte de uma banda de baila consegue escapar: ensaiar muito, cantar todos os tipos de música e... ganhar pouco.
Depois da experiência nas bandas de baile, Dodora Cardoso resolveu enfrentar o desafio de seguir carreira solo: veio morar em Natal, manteve seu público fiel, conquistou centenas de fãs e hoje é uma das mais respeitadas artistas da cena musical do Rio Grande do Norte.
Luiz Antônio Belmont nasceu na cidade de Serra de São Bento em1957 e aos doze anos veio morar em Natal. Na capital, Lula Belmont estudou no Colégio Atheneu e começou a trabalhar cedo. Tinha 25 anos quando foi trabalhar numa boate gay em Natal e no início dos anos 80 tornou-se um dos pioneiros da cena LGBT da capital potiguar. Por essa época iniciou uma luta com o objetivo de revitalizar o centro da cidade, realizando várias atividades artísticas e culturais, que culminou com a criação, por ele, do bloco carnavalesco As Kengas em 1983.
Com a criação do bloco, Lula Belmont contribuiu de forma decisiva para a reativação do carnaval de Natal. Com o passar dos anos, o bloco, que começou a sair no Carnaval com pouco mais de 200 foliões (e as Kengas rodando o chapéu no final do desfile para cobrir as despesas) se tornou uma das grandes atrações da folia natalense: gradativamente o bloco passou a arrastar centenas de pessoas pelo centro histórico de Natal, sendo hoje uma das maiores atrações do período momesco na capital potiguar.
Com uma visão empreendedora, em 2005 Lula criou o Bardallos Comida e Arte na rua Gonçalves Lêdo, no centro da cidade. Mais do que um restaurante, o Bardallos é um point onde se realizam eventos culturais, encontros de artistas dos mais diversos segmentos e pelo menos três shows semanais.
No Carnaval deste ano, Dodora Cardoso e Lula Belmont serão temas de sambas-enredos de duas Escolas de samba da capital potiguar: Dodora será homenageada pela Imperatriz Alecrinense com o tema “De Caicó Para o Mundo, a Imperatriz Exalta Dodora Cardoso, a Majestade do Samba Potiguar”. Por sua vez, Lula Belmont. o “carnavalesco do centro histórico”, receberá a homenagem da Escola de Samba União do Samba, cujo samba enredo, “De Serra de São Bento ao Estrelato em Natal – Lula Belmont”, é de autoria de Ivando Monte (também fundador da escola, criada por ele em 2018, no bairro de Pajuçara).
Dodora Cardoso e Lula Belmont são dois ícones potiguares que atuam na seara cultural em caminhos distintos: ela é cantora, ele é produtor cultural; entretanto ambos têm algo em comum: são talentosos, lutadores, enfrentaram preconceitos e dificuldades, mas continuam seguindo pisando firme no chão da cultura popular, fortalecendo há décadas a cena cultural do Rio Grande do Norte.
Palmas para Dodora e Lula Belmont.
Instagram: @fernandoluizcantor
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).