Fernando Luiz

Cantor, compositor, escritor e produtor cultural. Formado em Gestão Pública, apresenta programa Talento Potiguar, aos sábados, às 8:30 na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

09/02/2025 03h16

UM TALENTO POTIGUAR GANHA A LIBERDADE

 

O cantor, repentista e sanfoneiro Arnaldo Farias tem vários filhos e, dentre estes, pelo menos dois seguiram o caminho do pai: Robson e Arleno.

O primeiro seguiu literalmente o caminho de Arnaldo, passando a integrar a nova geração que optou pelo autêntico forró pé de serra.

Natural de Iguatu, no Ceará, Robson Farias começou a compor, cantar e tocar sanfona logo cedo e pouco a pouco tornou-se um dos mais conhecidos artistas potiguares do estilo, firmando-se no cenário artístico norte-rio-grandense.

Seu irmão Arleno foi mais longe.

Nascido em São Rafael, interior do RN, terra do seu pai, Arleno Farias ganhou o sul do país. Com um timbre de voz e um estilo que lembram Zé Ramalho, ele teve a música Bicho do Mato fazendo parte da trilha sonora da novela Esperança da Rede Globo, que foi ao ar de junho de 2002 a fevereiro de 2003. Em 2006 teve mais uma música sua em outra novela da Globo Sinhá Moça, exibida no ano de 2003: Mistérios da Vida. Com essas duas músicas, Arleno ficou conhecido nacionalmente e no exterior, onda as novelas chegaram a ser exibidas.

Conhecido por mesclar elementos do forró com uma sonoridade moderna, além de cantor e compositor, Arleno é poeta e tem uma presença de palco extraordinária; ele é um artista performático, impressionando a todos que o assistem. Arleno Farias é considerado o “Rapper do Sertão”.

Em outubro de 2023, Arleno foi preso na Alemanha, onde está morando, acusado de abusar sexualmente da sua ex-esposa, advogada, quando ela dormia. O cantor alegou que ela teria manipulado documentos para incriminá-lo. Ele sempre negou a acusação e durante sua detenção familiares e amigos fizeram várias campanhas de arrecadação de fundos para custear as despesas com sua defesa, entre estes seu pai Arnaldo Farias e brasileiros que vivem na Alemanha, como a artista plástica e escritora Lúcia Hinz, que na época da sua prisão realizou uma vaquinha on line para ajudar na sua alimentação e cobrir as despesas com assistência jurídica.

Sexta-feira, dia 7, Arleno Farias ganhou a liberdade. Na saída da prisão, vários amigos foram recepcioná-lo.

Arleno está livre. Agora ele pode voltar a voar através do seu talento.

Instagram: @fernandoluizcantor

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).