Professores do CERES Caicó lançam livro

12/07/2013

Por: Robson Pires

Capitania do Rio Grande: histórias e colonização na América portuguesa. Esse é o título do livro organizado pelos professores e historiadores Helder Macedo e Rosenilson Santos, ambos do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES Caicó) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A obra será lançada no dia 23 de julho, às 18h, no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN, dentro da programação do XVII Simpósio Nacional de História (ANPUH). Paralelo ao evento, haverá também o lançamento de livros de outros pesquisadores da comunidade de historiadores brasileira.

Segundo os autores, a ideia de organizar esse livro nasceu a partir de constantes interrogações acerca da recente produção do conhecimento histórico a respeito da Capitania do Rio Grande, que, na maioria dos casos, não consegue sair dos limites das bibliotecas.

O livro reúne estudos acadêmicos em forma de artigos distribuídos ao longo de dezesseis capítulos, cuja temática está relacionada ao passado colonial do Estado do Rio Grande do Norte, resultando assim num painel de estudos acerca da Capitania do Rio Grande, problematizando novas temáticas ou revisitando temas já tratados pela historiografia canônica. A obra será publicada pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e pela Ideia Editora de João Pessoa/PB.

Fonte: Blog do Robson Pires