30/08/2013
Por: Assessoria de Imprensa da SEMARHO Manejo das Águas subterrâneas no litoral leste do Estado foi tema de um workshop que aconteceu na manhã de hoje (29) no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, abriu o evento que também contou com a presença do Diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela e da Consultora do Banco Mundial, Paula Freitas.
O objetivo do evento foi dar conhecimento do trabalho intitulado “Estudos Hidrogeológicos para a Orientação do Manejo de Águas Subterrâneas no litoral Leste do RN” à diversas instituições ligadas a temática de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente e às prefeituras dos municípios que estão na área de abrangência da pesquisa.
Na ocasião, foram apresentadas as conclusões desse trabalho que abrangeu uma área de 3 mil quilômetros, contemplando 12 municípios do litoral Norte e sul Potiguar. O estudo consistiu na avaliação da qualidade e quantidade das águas subterrâneas nesse trecho e no levantamento da influência da urbanização e de outras atividades impactantes nessas águas.
Para Leonardo Rêgo, este estudo se configura numa base que vai nortear as ações do poder Público no que diz respeito à gestão das águas subterrâneas. “Com esses dados, poderemos estabelecer estratégias de manejo dessas águas, visando sua preservação e uso sustentável”, disse Leonardo.
De acordo com Paulo Varela, diretor da ANA, o Governo do RN deu um importante passo no que diz respeito à melhoria da qualidade dos recursos hídricos. “Estudar as águas superficiais, seu potencial e fluxo é fazer gestão. As águas subterrâneas afetam diretamente a qualidade dos rios. Com esse diagnóstico será mais fácil monitorar e preservar os recursos hídricos no estado”, ressaltou ele.
Este estudo foi contratado pela Semarh, através do Programa Semiárido Potiguar (PSP), e executado pela empresa Servmar Serviços Técnicos e Ambientais. foram investidos R$ 2 milhões com recursos do Banco Mundial, através de acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.
Também estavam presentes na reunião, representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto de Gestão de águas do RN (IGARN), CAERN, EMPARN, Prefeitura Estadual de Goianinha, Maxaranguape e Tibau do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SEMARH