Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira acontece em Natal

29/04/2014


Realizado pela primeira vez na região Nordeste, o EBRAMEM (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira), em sua décima quarta edição, começou nesta segunda-feira, 28, e segue até 30 de abril, no Centro de Eventos do Praiamar Natal Hotel e Convention, em Ponta Negra.


Considerado o mais importante fórum nacional de discussões, atualizações e divulgação de informações técnico-científicas voltadas para as ciências aplicadas à madeira, o Encontro reúne pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, profissionais do setor construtivo e empresários.


O XIV EBRAMEM é promovido pelo IBRAMEM (Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira) e pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e organizado pelo Departamento de Arquitetura/UFRN, por meio dos seus dois programas de pós-graduação, o Programa de Pós-graduação Projeto e Meio Ambiente - MP/PPGAU/UFRN, (Mestrado Profissional), e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFRN, em cooperação com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN.


O objetivo geral do evento é promover a efetiva interação entre pesquisadores, professores, alunos, empresários e profissionais do setor construtivo, que atuam nas diversas áreas da caracterização e utilização da madeira, por meio das atividades oferecidas no encontro (palestras, debates, minicursos, concurso e exposições).


Além disso, divulgar a produção científica e tecnológica nacional em temas nas áreas de estruturas em madeira; arquitetura em madeira; caracterização tecnológica da madeira; processamento, utilização da madeira e seus derivados; bem como avaliar o estágio atual e as perspectivas de evolução nas áreas de pesquisa e ensino, complementando com o incentivo à formação de novos grupos e/ou o incremento de grupos existentes, preferencialmente com a participação de integrantes de vários países, visando ao intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos relacionados à madeira em nível nacional.


Áreas temáticas:


Arquitetura em Madeira
Sistemas construtivos em madeira; coberturas; habitação; pisos e interiores; construções históricas e tradicionais; projetos edesign de produtos.

Estruturas de Madeira
Comportamento estrutural; ligações de peças estruturais de madeira; sistemas estruturais em madeira; coberturas.
Durabilidade e Preservação
Tratamentos; reabilitação; durabilidade natural da madeira; deterioração; proteção; restauro; secagem.
Processamento
Utilização da madeira e seus derivados; processamento e usinagem da madeira; adesivos; painéis; tecnologia e processos para móveis em madeira; aproveitamento de resíduos da indústria madeireira; ergonomia e segurança do trabalho na indústria madeireira.
Mobiliário
Projeto de móveis; indústria moveleira.
Produtos Engenheirados da Madeira
Painéis; adesivos; painéis mistos; LVL; resíduos.
Bambu
Bambu como elemento construtivo; projetos em bambu; estruturas de bambu; produtos derivados do bambu.
Caracterização
Classificação de madeira; propriedades físicas; propriedades químicas, propriedades anatômicas; propriedades mecânicas da madeira, ensaios não destrutivos em madeira, normalização.
Resistência e Reação ao Fogo
A madeira como fonte de energia; ação térmica na madeira; resistência de elementos estruturais em madeira; propriedades térmicas.
Tópicos Especiais
Gerenciamento e mercado de produtos de madeira, gerenciamento industrial, economia e mercado de produtos de madeira, logística industrial madeireira; ensino; normalização; reuso; reciclagem.
Madeira Laminada Colada – MLC
Outras informações sobre o evento no site: http://www.ebramem.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa - Hotel Praiamar