III Conferência Nacional de Economia Solidária tem início em Natal nessa quinta-

26/06/2014


Começa amanhã (26) e segue até sábado (28), a III Conferência Nacional de Economia Solidária - Etapa Estadual, que será realizada no Praiamar Hotel, das 8h às 17h30. A realização do evento é uma parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), do Conselho Nacional e Estadual de Economia Solidária. No Estado, o projeto Economia Solidária (Ecosol) já está atuando junto aos 50 Empreendimentos Econômicos Solidários de cinco regiões e, a realização dessa conferência trará novas possibilidades de atuação para os beneficiados.

Após realizar uma série de conferências territoriais, a equipe da Sethas, responsável pelo projeto Ecosol, se prepara para a conferência da etapa estadual, que reunirá representantes dos Empreendimentos Econômicos Solidários, gestores municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

De acordo com o coordenador estadual do Projeto, Emerson Cenzi, o evento amanhã se baseia em alguns pontos: realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais; promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio a economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil; e a elaboração de planos de políticas públicas territoriais, estaduais e consequentemente, nacional.

Na Conferência Estadual serão eleitos 52 delegados, sendo 26 da sociedade civil, 13 do poder público e 13 das entidades de fomento e apoio, para representarem o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá no mês de novembro em Brasília-DF.

 

Projeto Economia Solidária

 

Entre 228 empreendimentos econômicos solidários inscritos, foram aprovados 50, entre urbanos e rurais, voltados à geração de emprego e renda, localizados em cinco áreas territoriais no Estado: Assú-Mossoró, Grande Natal, Mato Grande, Trairi e Agreste-Litoral Sul, sendo 10 por região.

 

O Projeto de Promoção de Ações Integradas da Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial Sustentável é voltado à superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte a partir de ações integradas que possibilitem a geração de alternativas de emprego e renda para as famílias que

se encontram em situação de extrema pobreza. O Projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Sethas, e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da qual serão investidos no Rio Grande do Norte recursos de R$ 2,2 milhões. Período de Execução: (2013-2015)

 

 

                                                                                                                                                                                           


--
 

Fonte: Assessoria de Comunicação - SETHAS