Professor da UMINHO, Bento Silva, ressalta parceria com IFRN e Potiguar Notícias

25/02/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

Em entrevista no Jornal Portiguar Notícias, o Dr. Bento Silva, professor da UMINHO, e Andrezza Tavares, professora do IFRN e jornalista do PN, falaram sobre a experiência internacional de jornalismo com educação.

Desde março de 2020, cerca de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as atividades presenciais nas mais de 180 mil escolas de ensino básico espalhadas pelo Brasil como forma de prevenção à propagação do coronavírus, dados de acordo com o último censo escolar divulgado pelo Inep (2019). “A pandemia tornou evidente o incremento do uso da tecnologia para a educação, a pandemia isolou as pessoas fisicamente” afirmou Dr. Bento Silva.

O professor da UMinho ressaltou: “O isolamento seria muito mais danoso se não tivéssemos as tecnologias que temos a disposição. Inclusive, é possível dizer que não estamos em isolamento social, porque as tecnologias permitem o contato social”

A modalidade de educação online só se faz possível devido à constante evolução das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Elas permitem o acesso a um grande volume de informações de maneira cada vez mais rápida e seu aprendizado sendo feito de maneira cada vez mais simples. Desta forma, fica mais viável e simples espalhar conhecimento e oportunidades pelos vários cantos do país e do mundo, sem que seja necessário um grande deslocamento populacional para os grandes centros. E este é o objetivo da educação online.  

Sobre isso, o Dr. Bento Silva declarou: “As tecnologias têm de alguma forma servido para mitigarmos e ultrapassamos bastantes obstáculos que este confinamento e que esta pandemia nos tem provocado”.

Explicando um pouco mais sobre como se dá o alcance global, Dr. Bento Silva declarou que “é necessário uma mídia, que tenha um alcance global e que trabalha com mídia digital, como o Potiguar Notícias, pois elas proporcionam, hoje em dia, que se consiga fazer chegar experiências e a socialização dessas experiências para todo mundo”.

A professora Andrezza afirmou “quando falamos de jornalismo, não temos como nos desvencilhar da educação, porque são dois campos convergentes em relação ao tempo histórico e a função social”.

 

Sobre a UMinho

A Universidade do Minho é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1973 na cidade de Braga (Portugal), integrando-se no grupo das "Novas Universidades" (que alteraram o panorama do ensino superior no país), iniciando as suas atividades acadêmicas em 1975/76.

 

Sobre o Dr. Bento Silva

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do IE e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, e é responsável do IE pela cooperação com o IFRN no âmbito do convênio celebrado entre o IFRN e a UMinho em 2012, ainda em vigor.

Para saber mais acesse o link da entrevista: https://youtu.be/rek1YvjfeZs