"Há no Brasil um processo de desconstrução da saúde pública", diz Michael Borges

07/05/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta quinta-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a jornalista Heloisa Macedo entrevistou Michael Borges, vereador em Parnamirim, que falou sobre a gestão da saúde pública do município no enfrentamento à pandemia, além da possibilidade do retorno às aulas presenciais.

         Segundo o vereador, existe no Brasil um processo de desconstrução da saúde pública, na medida em que são estabelecidas medidas de desenvestimento e congelamento de gastos nessa instância. Para ele, essas decisões que são tomadas em Brasília suscitam consequências nefastas nos municípios, sobretudo no que concerne aos atendimentos básicos nos hospitais.

         Em relação à atuação do município de Parnamirim no combate à pandemia, o parlamentar ressalta: "apesar de estarmos enfrentando o coronavírus há mais de 1 ano, Parnamirim adotou uma postura muito ousada, uma vez que assumiu algumas demandas que, em tese, não são dele. Nesse sentido, a cidade montou hospital de campanha e diversos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid, os quais são de responsabilidade do governo do estado. Em outras palavras, Parnamirim atualmente faz um investimento bastante alto para salvar as vidas dos pacientes que são atendidos pelos seus serviços de saúde".

        No que se refere à retomada das aulas presenciais em Parnamirim, Michael Borges salienta: "a minha preocupação é com o processo de reforma das escolas. Inclusive, em conversa com o Homero Grec, secretário de administração do município, fui informado das dificuldades de se conseguir fornecedores para questões mais simples da educação como fardamento, uma vez que as empresas não dispõem neste momento da matéria prima necessária para a sua fabricação. Portanto, se um ítem tão simples como esse gera uma dificuldade dessa ordem, somado às questões mais sérias como biossegurança dos alunos, aglomeração em ônibus e nas paradas, é preciso analisar a volta das aulas com muito cuidado", finaliza.

 

Para assistir á entrevista, acesse o link: https://youtu.be/BQYoEZIEci8