Espetáculo de Dança “Cinzas ao Solo” celebra cinco anos com exibição online

24/05/2021


Foto: Brunno Martins
 
No dia 28 de maio de 2016 estreava na Casa da Ribeira, o espetáculo “Cinzas ao Solo” do dançarino Alexandre Américo. Para marcar esses 05 anos que as cortinas se abriram pela primeira vez, o artista fará uma exibição comemorativa do espetáculo em seu canal no  YouTube, nesta sexta-feira, 28 de maio de 2021 às 20 horas.
 
“Cinzas ao Solo” é a exposição, por meio da linguagem da improvisação em tempo real, da dança que é vida e morte. O instante da dança no qual nada mais existe a não ser ela própria. Dessa forma, o público será convidado a participar de uma experiência sensível e genuína, onde o ato de se sacrificar pela dança, de morrer e viver pelo o que se acredita deverá ser premissa.
 
Alexandre nos conta que este espetáculo foi fruto de sua pesquisa de mestrado.  “No meu percurso de pesquisa criativa como coreógrafo, mergulhei em diversos locais de natureza exuberante, lugares sagrados quase nunca tocados, lugares de silêncio e força na tentativa de tocar o invisível, de encontrar o ancestral, o primeiro e o último homem que dançou.”
 
Ao utilizar a metáfora do homem que caminha devorando o "mundo", o intérprete inicia a busca pela sensação de comunhão com o todo, de ancestralidade, de atemporalidade.
 
O espetáculo tem 35 minutos de duração e pode ser visto no link: youtube.com/alexandreamerico.
 
Após a apresentação, Alexandre vai realizar em uma live em seu instagram (@alexandreamericooficial) para um bate-papo com a plateia virtual.
 
Este projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Edital de Apoio Financeiro para ações artísticas: Dança, grafite, teatro, performance na cidade do Natal.
 
SOBRE O  ARTISTA
 
Alexandre Américo é artista, pesquisador e bailarino. Tem Licenciatura e Mestrado em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
Em Natal, atuou nas principais Companhias de Dança da cidade: Parafolclórico, Gaya Dança Contemporânea, Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Cruor Arte Contemporânea,Balé da Cidade de Natal e Cia Gira Dança desde o ano de 2013, onde se encontra atualmente e é diretor artístico.
 
Em 2017 circulou através do Palco Giratório do SESC, com os espetáculos “Cinzas ao Solo” e “Myo_Clonus”, pelos estados de AM, MT, RJ, RS, MG, DF, RO, SP, SC, MS, AL, PB, AC, PI, RN e AP. Também atuou, enquanto Professor Convidado, no Programa de Especialização em Dança 2017 da UFRN e integra o Corpo Docente do Curso de Educação Física da Facel/RN. 
 
Além disso, desenvolve ações de formação em modelo de Residência Artística. Estas ações, dentre outros lugares, já foram realizadas nas cidades de Maceió/AL (2019), Teresina/PI (2019), Petrolina/PE (2020) Natal(2020).
 
FICHA TÉCNICA
 
Bailarino e Coreógrafo: Alexandre Américo
Diretor Artístico: Mathieu Duvignaud
Dramaturgia: Morvan França
Luz: Laura Figueiredo
Operação de Luz: Camila Tiago
Trilha Sonora: Toni Gregório
Voz: Ionara Marques
Violoncelo: Carolina Rodrigues
Adereço: Jo Bomfim
Identidade Visual: Yan Soares
Fotografia: Brunno Martins
Produção: Celso Filho (Listo! Produções Artísticas)
Edição de Vídeo: Samuel Oliveira
Assessoria de Imprensa: Rosa Moura