Parnamirim adota sistema 100% digital na administração

14/01/2022


Foto: Heloísa Macedo
Na tarde desta quinta (13), no jornal Potiguar Notícias entrevistou o secretário de Administração de Parnamirim, Homero Grec. O tema principal foi a modernização do sistema administrativo no município, implantado no dia 3 de janeiro de 2022. Com o novo sistema, a Prefeitura exclui o uso do papel e passa a utilizar tudo 100% digital. 
 
Os benefícios deste novo sistema foi ofertado em todas as áreas administrativas da gestão pública, no caso do servidor ele não precisará enumerar mais páginas de processos, assinar documentos, carimbar, dentre outros serviços. Para a população, o benefício foi o mais importante, pois através de um cadastro, contendo nome, e-mail e telefone a pessoa faz sua reclamação, crítica, solicitação, e na plataforma mesmo ele acompanha o passo a passo do que foi solicitado por ele, até o resultado final. Já para os secretários além de receber as demandas da população ele acompanha todas as ações e processos  realizados  pela secretaria em tempo real. 
 
Homero, ressaltou também que a partir desta segunda (17), um novo link estará disponível na plataforma digital, o da Câmara Municipal, o que dará mais celeridade nas indicações e solicitações que serão feitas pelos edis às respectivas secretarias. 
Para 2022, foram informadas algumas metas da Secretária de Administração como: o ponto eletrônico que será implantado até o primeiro trimestre deste ano, ficando 100% na biometria. 
O projeto de informatização do inventário que será informado todos os bens móveis do município e seu local de permanência. 
 
O arquivo do município também será informatizado. O intuito é modernizar os arquivos de anos anteriores, o que facilitará a busca de qualquer documento. Segundo Homero ainda tem muito o que se fazer principalmente no tocante à modernização digital. “Muita coisa está prevista para 2022, e algumas já licitadas, trazer novas modernidades, novas tecnologias, porque a gente não pode se furtar disso, hoje às políticas de TI são o que predominam em um município” finalizou.