Natal amanhece sob chuva e trovões nesta quinta-feira (27); alagamentos também foram registrados

27/01/2022


Foto: Reprodução

 

Nesta quinta-feira (27), Natal amanheceu sob forte chuva e até trovões. Moradores da capital potiguar e da região metropolitana, como Parnamirim, afirmaram ter acordado durante a madrugada com os sons de trovões.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Natal registrou 31mm de chuvas no acumulado das últimas 24h.

Por causa das precipitações, alagamentos foram registrados, causando transtornos no trânsito. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), pelo menos dois pontos de alagamento transitáveis foram detectados no início da manhã.

Um deles, na Avenida Prudente de Morais, em frente ao Corpo de Bombeiros, no sentido Zona Sul. O outro se deu na Avenida Nevaldo Rocha, sentido Zona Norte.

No final da manhã, por volta das 11h15, a secretaria registrou mais um ponto de alagamento no trânsito, desta vez na Avenida Deodoro da Fonseca, na altura do cruzamento com a Rua Potengi.

CHUVAS

Segundo boletim divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), pelo menos 60 cidades registraram chuvas nas últimas 24h.

Das 7h desta quarta-feira (26) às 7h desta quinta-feira (27), a cidade de Major Sales, localizada na região Oeste, registrou 61mm de chuva, sendo o maior índice registrado no RN considerando o período citado. A região Oeste teve também o maior número de cidades que registraram chuvas neste mesmo período: 39 no total.

Ainda de acordo com a Emparn, Parnamirim – região Leste – registrou 41,5mm de chuva. Para esta quinta-feira (27), a previsão da Emparn é de céu nublado com chuvas no litoral. Céu parcialmente nublado é o que prevê a empresa para os municípios das seguintes regiões: Agreste, Alto Oeste, Região de Mossoró, Seridó e Vale do Açu.

GRANIZO EM CAMPO GRANDE

Em Campo Grande, município da região Oeste do RN, teve chuva de granizo. Moradores registraram o fenômeno no fim da tarde desta quarta-feira (26). A precipitação durou em torno de quinze minutos e atingiu as zonas urbana e rural do município.

Segundo a prefeitura, a chuva teve início por volta das 17h40 e o volume registrado pelos pluviômetros foi de aproximadamente 25mm. Ainda de acordo com a prefeitura, a chuva foi rápida e intensa, com muito vento.

Na zona rural, algumas casas tiveram telhas levantadas ou movidas pelo vento forte. Uma árvore caiu, mas, segundo a prefeitura, ninguém se feriu. Na zona urbana, a ventania também derrubou telhas de algumas casas.

Esta não é a primeira vez no ano em que uma cidade potiguar registra chuva de granizo. No início de janeiro, o fenômeno também foi relatado por moradores de Acari, Governador Dix-Sept Rosado, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, São José do Seridó e São Vicente.