Secretaria de Segurança do RN lança aplicativo para emergências e denúncias policiais no estado

14/03/2022


Foto: Cedida

 

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte lançou um aplicativo para smartphones que permite a realização de denúncias através do envio de vídeos, fotos, áudios e localização em tempo real.

De acordo com o governo do estado, o aplicativo “Segurança Cidadã” tem como objetivo facilitar as denúncias. Inicialmente, ele está disponível apenas para smartphones com sistema Android.

No aplicativo, é possível registrar ocorrências com envio de mídia para a Polícia Civil sem a necessidade de contato direto com o atendente, bastando registrar ou enviar os dados da queixa. Através dele, também é possível ligar para a Polícia Militar, em caso de emergências.

“Uma das vantagens do app é o envio da localização exata da ocorrência, com fotos, vídeos e áudios sobre o fato em evidência, permitindo mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o sistema de segurança no momento do atendimento”, informou a secretaria.

Para acessar o Segurança Cidadã, é necessário ter um dispositivo móvel com tecnologia de dados móveis/Wi-Fi e GPS. O aplicativo está disponível para download na Play Store, onde, para baixar, é preciso fazer o cadastro prévio de dados e aceitar a política de privacidade.

Segundo a Secretaria de Segurança, em breve, o app também estará disponível para usuários de smartphones com sistema operacional iOS, da Apple.

De acordo com o governo do estado, os dados enviados no aplicativo serão utilizados apenas pelos órgãos da Secretaria de Segurança do RN e todos os dados enviados são sigilosos.

Ainda segundo o governo, é proibido o repasse de informações falsas durante o uso do Segurança Cidadã e o responsável fica sujeito a sanções penais, como detenção de um a seis meses, ou multa.