Advocacia digital: especialista jurídico diz que OAB precisa promover mais suporte ao profissional

22/06/2023 11h51


Advocacia digital: especialista jurídico diz que OAB precisa promover mais suporte ao profissional

Foto: PN

 

Com larga experiência em Advocacia Pública, o advogado e especialista Sérgio Freire participou do PotyCast desta quinta-feira (22) e abordou sobre o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a nível nacional e regional. O advogado enfatizou que a instituição precisa se aproximar ainda mais dos advogados, com a elaboração de projetos que possam garantir um suporte, especialmente para o profissional em começo de carreira, e considerando a aplicação das novas tecnologias e o exercício de praticamente 99% da advocacia digital.

“Hoje em dia nós temos uma OAB muito distante do advogado, são inúmeros os problemas, um deles é que a instituição deixou de ser combatível na questão dos cursos de direito, e isso tem como consequência a insatisfação do profissional que não tem sua expectativa correspondida”, frisou o especialista.

Ele relata ainda que no interior do estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, não recebem nenhum tipo de suporte da instituição para garantir-lhe um bom exercício da advocacia, e elenca, por exemplo, a precariedade no sinal de internet.

“Não vejo a OAB pensar em propiciar melhorias para esse profissional. Promover qualificação. É preciso encontrar saídas, pois a instituição com 1,5 milhões de profissionais inscritos e com uma arrecadação considerável”, declarou.

De acordo com o especialista, a Justiça precisa atender os anseios da sociedade e para isso se faz necessário investimentos para que a advocacia possa acompanhar os atos evolutivos principalmente na área jurídica.

“Se for preciso é possível considerar a realização de convênios para melhorar esse cenário, pois uma vez em que a justiça não consegue atender as necessidades da sociedade, os reflexos influem na advocacia e isso acaba distanciando mais ainda a instituição de quem precisa do acesso às instâncias judiciais”, argumentou Sérgio Freire.

O especialista alerta também sobre a importância da atuação das Comissões, elaboradas com o intuito de estar presente nas demandas da instituição, em debater ações pertinentes à diversos setores da sociedade.

O advogado ponderou ainda sobre os desafios da advocacia pública, um trabalho também de gestão. Ele destacou o trabalho desenvolvido na Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALE/RN). Ele destacou que hoje a ALE/RN é uma das Casas mais modernas, com um trabalho desenvolvido atualmente que se torna referência para outras Casas Legislativas, Brasil a fora, com exportação de serviços por exemplo para os estados de São Paulo, Goiás e Paraíba.

Ele ressaltou sobre a instalação da Procuradoria Geral da Mulher dentro da ALE/RN, com uma estrutura completa, com psicólogas, assistentes, voltadas para o atendimento feminino.

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira