27/06/2023 11h05
A declaração foi dada durante a participação do parlamentara ao PotyCast do Potiguar Notícias desta terça-feira (27). A entrevista foi marcada pela abordagem sobre a violência contra a pessoa idosa, assim como as formas de denunciar tais abusos. O parlamentar mencionou ainda sobre o alarmante aumento da violência infantil. Ele lembrou sobre o 12 de junho, Dia Mundial, Nacional, Estadual e Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Ressaltou que é preciso combater fortemente qualquer tipo de violência relacionada principalmente a esses dois públicos.
Para Thiago Fernandes, a violência contra os idosos está ganhando uma proporção preocupante e que é preciso os poderes, instituições e sociedade precisam estar atentos e adotar medidas. Ele frisou que há diferentes formas de violência contra a pessoa idosa e que isso está se ampliando cada vez mais. Além da física que é a mais aparente e visível aos olhos, o vereador também citou outros tipos de violências, que segundo ele, acontecem com muito mais incidência: a psicológica e a financeira, especialmente quando se negligencia qualquer necessidade dos idosos, seja na falta de assistência médica ou até mesmo de alimentação, por exemplo.
“Muitas vezes a pessoa idosa mantém a casa, mesmo que não de forma espontânea, quando seu familiar subtrai o seu salário ou pensão”, declarou o parlamentar que seguiu ressaltando a importância de se denunciar práticas abusivas como essa.
Ele informou sobre a implementação da Delegacia Especializada em Defesa da Pessoa Idosa, que na prática funciona na Delegacia de Plantão, inaugurada recentemente.
“Uma instituição como uma delegacia será um importante instrumento de denúncia e a implementação deste órgão é uma necessidade”, reforçou.
O vereador também destacou a importância de audiências públicas e encontros são de extrema importância para a conscientização da dimensão do problema, e enfatizou as ações realizadas pelo município de Parnamirim no sentido de amplificar cada vez mais sobre as formas de violências e como denunciá-las.
“Ontem mesmo participei de uma audiência pública na Assembleia Legislativa que abordou junto com vários setores da sociedade sobre a violência infantil e foi um momento muito importante”.
Sobre as linhas de proteção o vereador relatou sobre os meios que podem contribuir no combate a essa violência além do Ministério Público, em Parnamirim as pessoas também podem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que também atua com as abordagens sociais, o Disk 100 também é um canal de denúncia a nível federal que compartilha as informações com os municípios, e a denúncia pode ser feita de forma anônima, além da Polícia que também pode ser acionada e efetuar o flagrante.
Dentre os órgãos citados, o vereador também lembrou do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
“O Conselho também pode fazer o papel de investigar, apurar as denúncias e dar os encaminhamentos necessários”, disse.
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira