Advocacia

Pré-candidato ao cargo de Ministro do TST, advogado Luiz Gomes participa da reunião do Conselho da Seccional OAB-RN

08/07/2023 20h20

Pré-candidato ao cargo de Ministro do TST, advogado Luiz Gomes participa da reunião do Conselho da Seccional OAB-RN

Foto: Divulgação

 

O ex-conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Luiz Gomes, que disputa vaga na lista Sêxtupla como candidato a ocupar o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo Quinto Constitucional da OAB, participou da Reunião do Conselho Seccional da OAB/RN, na última sexta-feira (07/07).

Na ocasião, dentre outros assuntos, o jurista fez a defesa das prerrogativas da Advocacia e apoio ao Desagravo Público da advogada Luciana Barros de Carvalho, também do Advogado Enrich Farias Pallet.

Luiz Gomes ratificou que para ser advogado (a), algumas características são indispensáveis.

“A atuação da advocacia exige dentre alguns aspectos, o conhecimento. Por isso nesta oportunidade parabenizo os desagravados pelo preparo e coragem ao enfrentarem a autoridade que agrediu as suas prerrogativas profissionais. Onde quer que tenha um advogado(a) as garantias das prerrogativas da profissão, precisam ser asseguradas. Pois, quando desrespeitam as prerrogativas de um advogado agridem toda Advocacia Brasileira”, afirmou.

O advogado ainda destacou sobre a liderança do atual presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, assim como o CFOAB com a voz e as ações do Presidente Beto Simonetti, que para ele, têm assegurado, em todo território nacional a defesa e a importância da valorização da Advocacia, dos Advogados e o respeito às prerrogativas.

Luiz Gomes concluiu a sua participação reforçando que hoje, “sem sombra de dúvidas, o ato de desagravo, ratifica a grande missão da nossa instituição, como guardiã sempre ao lado da Advocacia dando o indispensável apoio e defesa nas horas mais difíceis no exercício profissional”, enalteceu.

Lista Sêxtupla

O Conselho Federal da OAB disponibilizou em abril deste ano, no Diário Eletrônico da OAB (DEOAB), o edital para a formação da lista sêxtupla constitucional para o preenchimento de vaga destinada à advocacia, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a vaga será disponibilizada em virtude da aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira.

O rito para a formação da Lista Sêxtupla, após o prazo da formalização por parte dos interessados, seguirá através do   Conselho Federal da OAB com a escolha de seis nomes, a partir de votação em sessão do Conselho Pleno. A votação para formar a lista Sêxtupla à vaga de Ministro do TST, deverá acontecer no mês de agosto.

Após esse processo, a Lista Sêxtupla será encaminhada para apreciação da Corte Superior, que assumirá a missão de torná-la em Lista Tríplice. Ao final, o presidente da República escolherá o novo ministro do TST.

 

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira