25/07/2023 12h01
O Potycast desta terça-feira, 25/07, trouxe informações ao vivo de dois importantes eventos ocorridos no Estado do Rio Grande do Norte: o ABRAS em ação e a deflagração da greve dos médicos de Natal.
O ABRAS em ação, evento nacional promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), acontece hoje no Holliday Inn Natal. Gratuito e exclusivo para supermercadistas, o evento que iniciou às 8:00h aborda o tema “Colaboração entre Varejo e Indústria” e tem em sua programação nomes de referência nacional ministrando palestras até às 17:30h.
Em entrada ao vivo no Potycast, direto do Holliday Inn, Junior Paiva, presidente do sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios - Sincovaga/RN, trouxe informações sobre o evento e mostrou imagens do auditório lotado por representantes de supermercados do RN que assistiam à primeira palestra do dia. Júnior falou que, na oportunidade, o Sincovaga e a ASSURN comemoram a inauguração de sua sede própria e, sobre o evento afirmou que ainda há vagas, convidando os interessados a se fazerem presentes no ABRAS em Ação.
“Quem quiser chegar, tem espaço ainda. O evento é voltado para supermercadistas, tem caravanas do interior, de vários municípios do Rio Grande do Norte”
No segundo momento do Programa, o Potycast tratou sobre a greve dos médicos de Natal e conversou com o Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN e com a Dra. Socorro Morais, candidata pela chapa 2 ao Conselho Regional de Medicina. Os representantes da classe médica enfatizaram a questão da defasagem salarial dos médicos do RN e sobre a dificuldade de negociação com os gestores. Dr. Geraldo, porém, abriu sua fala afirmando que nem tudo é ruim:
“Começo dizendo que há luz no fim do túnel, que nem tudo é miséria e radicalismo. Por exemplo, fechamos um acordo salarial, na semana passada, com a gestão de Parnamirim, que foi muito bom para a categoria e resolvemos o impasse que havia. Mas, em Natal as negociações não avançaram.”
Dr. Geraldo afirmou que o prefeito de Natal, através de Portaria, tomou uma medida desconectada da realidade, retirando gratificações dos médicos durante férias, licença gestante e licença prêmio, o que representa cerca da metade de suas remunerações nesses períodos. O presidente do sindicato disse ainda que em reunião para tratar do ajuste salarial da categoria, o prefeito propôs apenas cancelar a Portaria, o que o sindicato recusou, já que considera a Portaria irregular e que facilmente seria “derrubada” através de uma ação judicial, sendo assim a negociação não avançou, por isso os médicos de Natal entraram em paralização.
Além da falta de ajuste salarial em Natal, Dr. Geraldo chamou atenção também para a falta/atraso de pagamento de salários de médicos do Hospital Santa Catarina (em Natal) e de Mossoró que trabalham através de empresa terceirizada que prestadora de serviço ao Governo do Estado. Outro ponto abordado pelo presidente do sindicato diz respeito à prática da terceirização e da falta de concurso público.
Colaborando com as falas de Dr. Geraldo e com a mobilização dos médicos de Natal, em defesa das reinvindicações da categoria, Dra Socorro também participou do programa, entrando ao vivo direto da paralização e chamou atenção para a falta de fiscalização dos cenários de trabalho, que resulta na tendência de terceirização e na diferença de salários onde concursados recebem 1/3 a menos que terceirizados.
Para saber mais sobre a greve dos médicos de Natal e sobre as condições de trabalho e reinvindicações da categoria médica do RN, assista ao episódio completo no canal do Youtube do Potiguar Notícias em a Abras em ação: evento reúne representantes de supermercados em Natal 25/07/23
Fonte: Da Redação do PN, Andrea Fortuna (Com supervisão de Marclene Oliveira)