02/08/2023 11h33
A luta por espaços femininos é constante desde muito tempo. É preciso quebrar paradigmas e preconceitos para que mulheres ocupem espaços, especialmente os de destaque. “Para construirmos referências femininas para novas gerações, precisamos lutarmos”, destaca a poeta e escritora Idyane França, durante entrevista do PotyCast desta quarta-feira (02/08), sob o comando da jornalista Andrezza Tavares.
Ela completa ainda ressaltando que é preciso cada vez mais representatividade, de todos os tipos, seja como mulher negra, nordestina, seja a condição de gênero.
“A mulher negra, por exemplo, está sempre na base da pirâmide com consequências de preconceito social, racial e de gênero”, disse.
A escritora mencionou ainda que o movimento literário contribui para quebrar narrativas que diminuem as potencialidades da mulher, desde a sua infância.
“Somos cerceadas desde a infância, querendo nos limitar, questionando a nossa capacidade. Escrevo desde a minha adolescência, mas nunca me senti capaz de me colocar na posição de escritora, justamente por causa dessas limitações que a sociedade nos impõe”, destacou.
Para a escritora o apoio faz toda a diferença no incentivo e na luta das mulheres que perseveram para conquistar respeito aos seus sonhos.
Fonte: Da redação do PN, Marclene Oliveira