09/08/2023 13h10
Em dia histórico o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou, nesta terça-feira (8/8), a ministra substituta, Edilene Lôbo. A cerimônia contou com a presença do presidente da OAB, Beto Simonetti. A nova ministra é a 11ª mulher a compor o TSE, sendo primeira negra em toda a história da Corte.
“Um ato importante e demarcador na história da Justiça Brasileira a posse da advogada e agora Ministra do TSE, doutora Edilene Lobo. Sua nomeação ocorre justamente no mês em que celebramos a Advocacia Brasileira. A nova ministra representa o respeito e a valorização da atuação feminina na Justiça, seja na Advocacia ou nos Tribunais, além de tudo um resgate ímpar no Judiciário, assegurando uma grande representatividade à mulher negra, a primeira na história do TSE”, afirma Luiz Gomes, Presidente da ESAT e ex-Conselheiro Federal da OAB.
“Sua trajetória profissional notável e dedicação à Justiça a levaram para o cargo de ministra e a tornaram um exemplo inspirador para advogados e advogadas. Sua contribuição será muito importante para garantir a equidade e a integridade de nosso sistema eleitoral, fundamental para a democracia que prezamos”, considerou Beto Simonetti, Presidente do Conselho Federal da OAB.
Sobre a nova Ministra
Edilene Lobo é doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG), atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e artigos jurídicos.
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira