18/08/2023 11h28
O Rio Grande do Norte contará com investimentos de 45 bilhões de reais oriundos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, no dia 11/08. Serão contempladas obras em diversas áreas dentre elas, saúde, educação, recursos hídricos, transporte e mobilidade, como informou o titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coêlho.
Uma das principais obras será a construção do Hospital Metropolitano de Traumas, que ficará localizado na BR 101, em Parnamirim, integrando-se ao prolongamento da avenida Prudente de Morais. O novo hospital, que terá 350 leitos, terá um custo orçado em 200 milhões reais. Ofertará cirurgias, neurocirurgias, além de pronto atendimento e atenderá toda região metropolitana, e todo estado do RN. Como garante o secretário de infraestrutura do Rio Grande do Norte, Gustavo Coêlho. “Uma obra que vai fazer um diferencial muito grande na saúde na do Rio Grande do Norte”, declarou.
Além de priorizar a saúde, a logística para a mobilidade também foi pensada. O acesso dos pacientes chegarão ao novo centro de saúde já está sendo planejado junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de um viaduto nas BRs 304/101.
Além do novo hospital, serão feitos investimentos Tarcísio Maia, que custará 10 milhões de reais.
Obras nas escolas
Na próxima segunda-feira (21), o ministro Camilo Santana, da Educação, virá ao RN para o Instituto Educacional do Rio Grande do Norte para ver o planejamento dos (IERNs) e anunciará novas reformas em escolas que estão paralisadas, será anunciado oficialmente.
Obras no setor hídrico
O PAC inclui também obras no Ramal Apodi - Mossoró, e a Barragem de Oiticica.
Transporte
Conclusão da Reta Tabajara que tem um contrato de execução até dezembro deste ano e foi totalmente garantido. O viaduto na BR -266 que liga até o Seridó. Haverá ainda licitação para obras na travessia em Macaíba, acesso sul aeroporto e travessia até Jundiaí.
Duplicação da BR-304, grande sonho do RN
A duplicação da BR-304, que é considerada uma rodovia bastante movimentada não só com fluxo de veículos de passageiros, mas também trazer várias cargas, de Mossoró até a divisa com Ceará, e por causa disso tem um alto número de acidentes.
O projeto deve ganhar a licitação no ínicio do segundo semestre de 2024. Segundo o secretário, a ampliação da BR é necessária e urgente. “Obra vital e muito necessária”, conclui
Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges (Com supervisão de Marclene Oliveira)