Atividade física e o acolhimento psicológico como aliados no tratamento e prevenção de doenças mentais

12/09/2023 11h58


 

Setembro Amarelo e a importância da atividade física aliada para combater e ajudar melhorar sintomas de ansiedade e depressão foram os temas tratados no Potycast desta terça-feira (12), do Potiguar Notícias, comandado pelo jornalista Silvio Menezes com a participação das convidadas Mariana Pinho, profissional de Educação Física, especialista em Treinamento de Força e Bruna Lima, psicóloga, especialista em Saúde Mental.

Com a sociedade mais movimentada e o pouco tempo para atividades físicas, que é “um dos pilares para saúde mental”, como garante a psicóloga Bruna, o sedentarismo e a gravidade de problemas mentais aumentam, causando uma série de consequências negativas para si mesmo e para o convívio social e a busca de ajuda de ser feita de forma preventiva como garante a psicóloga Bruna “Não precisa estar doente para procurar ajuda”. As pessoas devem estar atentas aos sinais que o corpo dá para que o tratamento seja feito de maneira rápida e eficaz. 

Benefícios da atividade física

Regular o sono

Melhorar o humor

Ajuda no bem-estar do corpo e da mente

Equilíbrio alimentar

Cuidados para saúde mental

Consumir boas leituras

Assistir um conteúdo de qualidade

Alimentação saudável

Exercício físico

Psicoterapia

A psicóloga e a educadora reafirmam a importância de desacelerar e manter o corpo e a mente saudáveis para a prevenção do suicídio. Com explica Bruna. “O Suicídio é a última estância de um adoecimento de um sofrimento muito grande, é progressivo”.

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA

CVV- Centro de Valorização da Vida (188)

Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges (com supervisão de Marclene Oliveira)